Covid-19: Confederações esportivas suspendem atividades pelo país

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que se alastra pelo mundo e pelo país, as Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiram suspender a partir desta segunda-feira (16/3) todos os eventos e atividades em território nacional. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde (MS), divulgados ontem (15), o Brasil registra 200 casos confirmados de Covid-19 e outros 1.913 suspeitos.

Foto: Reuters

Em um comunicado divulgado em seu site oficial, a CBA anunciou a paralisação de todas as provas automobilísticas no país por tempo indeterminado. A entidade afirmou que a resolução levou em conta as recomendações do MS e das Secretarias Estaduais da Saúde, e tem como objetivo evitar a exposição de todos que trabalham com a modalidade e o público em geral.

Também em seu site, a CBDA divulgou nota oficial determinando a suspensão do calendário de competições nacionais e regionais, por 21 dias, como forma de conter a expansão do Covid-19. As competições programadas até 6 de abril terão novas datas de realização, ainda serão definidas.

Ontem (15) a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) também publicou comunicado cancelando eventos chancelados pela entidade – a partir desta segunda-feira (16) até o próximo dia 31 de março – com o objetivo de limitar a dispersão do novo coronavírus.

A CBH também ressaltou no documento que “desencoraja a realização de evento hípicos neste período” e fez uma série de recomendações às instituições que mantiverem as disputas sem chancela da entidade.

Confira a nota na íntegra

A fim de resguardar a saúde, segurança e bem-estar dos atletas, tratadores, equipes e público em geral e, seguindo as orientações dos Órgãos de Saúde Pública e da Federação Equestre Internacional sobre o COVID-19, a CBH cancela seus eventos hípicos chancelados que aconteceriam de 16/03/2020 a 31/03/2020.

Vale ressaltar que a CBH compreende os custos dos eventos e perdas com seu cancelamento, mas acredita que a medida é uma forma de contribuir com a limitação da dispersão do vírus, visando a contenção mais acelerada do número de casos e o retorno à prática dos esportes equestres o mais rápido possível.

 A medida foi tomada de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, entre outras instituições.

Apesar de desencorajar a realização de eventos hípicos neste período a CBH faz as seguintes recomendações às instituições que mantiverem seus eventos (sem chancela CBH):

Limitar o número de concorrentes de outros estados
Restringir o livre acesso na área de estabulação apenas para cavaleiros, treinadores, veterinários e funcionários.
Fornecer álcool gel para todos os presentes
Garantir que as instalações, especialmente de banheiros, sejam regularmente limpas
Não permitir serviço de buffet para alimentação no evento

Contamos com a responsabilidade de todas organizações e atletas do nosso meio para maior controle deste cenário. Em caso de necessidade de aumento do prazo de cancelamento dos eventos, a CBH trará novas informações.