Conheça uma função secreta do seu celular que pode salvar sua vida

Conheça uma função secreta do seu celular que pode salvar sua vida
Conheça uma função secreta do seu celular que pode salvar sua vida – Pexels

Conheça uma função secreta do seu celular que pode salvar sua vida.

As vantagens de usar smartphones na sociedade raramente são discutidas. Na verdade, muitas vezes apenas olhamos para seus benefícios, sem parar para pensar que os smartphones também trazem benefícios positivos que, em certas ocasiões, podem salvar nossas vidas.

Nesse sentido, “a alta penetração dos smartphones nas sociedades, permite que os smartphones sejam a ferramenta mais fácil e rápida para fazer notificações de emergência quando nos encontramos em situações de perigo”, apontam do Librephonía.com, empresa especializada na comercialização de terminais móveis recondicionados.

>Como saber quais aplicativos em seu celular estão espionando você?

“Esses avisos não são configurados da mesma forma em todos os smartphones” Assim, se nos deparamos com situações de risco como um incêndio, uma inundação, um acidente no carro ou acreditamos que a nossa vida ou a de outrem está em perigo, podemos utilizar os nossos telefones para contactar rapidamente as equipas de emergência.

No entanto, esses avisos não são configurados da mesma forma em todos os smartphones e, portanto, a empresa coletou como podemos fazer isso em terminais diferentes.

>Netflix deixará de funcionar em alguns smartphones Android

Samsung

Para acessar esta configuração em um terminal da empresa sul-coreana, é necessário abrir o painel Configurações. Uma vez dentro, selecione Opções avançadas e clique em Enviar mensagens SOS para ativá-lo. Em seguida, devemos adicionar um destinatário confiável. Como ativar a mensagem SOS: pressionando o botão liga/desliga três vezes.

Xiaomi (a partir de MIUI 10)

Se nosso telefone for da gigante chinesa Xiaomi, devemos entrar em Configurações e, aí, selecionar SOS de emergência para ativá-lo. Os dispositivos Xiaomi permitem que você adicione até três contatos de emergência. Assim, como ativar a mensagem SOS: pressionando o botão liga / desliga cinco vezes.

>Seu smartphone pode dizer se você está bêbado; veja como

Huawei (a partir do EMUI 9.0)

Para configurar notificações de emergência em terminais Huawei, temos que entrar em Configurações. Uma vez dentro, temos que acessar a seção Segurança e privacidade, onde selecionaremos SOS Emergência. Lá, escolheremos os contatos de emergência, marcando a caixa Enviar mensagens SOS também. Como ativar: pressionando o botão liga / desliga cinco vezes.

Iphone

Como normalmente é o caso com dispositivos Apple, a configuração dos alertas SOS é diferente. Assim, para configurar os contatos de emergência, teremos que entrar em seu app Saúde. Uma vez dentro, selecionamos Dados médicos e clicamos em Editar para acessar os Contatos de emergência. Então, lá, pressionaremos + para selecionar os contatos para os quais queremos enviar esses avisos. Finalmente, teremos que pressionar OK para salvar as alterações.

>iPhone 12: Apple revela data do evento online para apresentar novo aparelho

O iPhone funciona de maneira diferente dos celulares Android. Ou seja, os smartphones da Apple ligam primeiro para o número de emergência local e, ao finalizar a ligação, enviam a mensagem para os contatos previamente configurados. Essas mensagens incluem sua localização atual e, se você se mudar, uma atualização de sua localização geográfica será enviada.

Então, para ativá-lo em um iPhone 8 ou superior, temos que pressionar e segurar o botão liga/desliga e um dos botões de volume até que SOS Emergency apareça e, quando aparecer, temos que arrastá-lo para a direita.

>Como saber quantos de seus contatos do WhatsApp estão no Telegram – passo a passo

No iPhone 7 ou terminais anteriores, temos que pressionar rapidamente o botão lateral ou o botão de aumentar o volume cinco vezes. Assim, o SOS Emergency aparecerá e você terá que arrastar para a direita.

Caso o nosso telemóvel ainda não disponha destas funcionalidades, existem aplicações como o AlertCops, uma app desenvolvida pelo Ministério do Interior, que nos permite não só fazer uma chamada ou um chat com as autoridades mas também enviar fotografias, vídeos e a nossa localização geográfico.

>Super câmera: iPhones de 2022 prometem atingir o zoom óptico de 10x

Veja mais