Conheça os 13 piores erros que seu currículo pode ter

Conheça os 13 piores erros que seu currículo pode ter
Conheça os 13 piores erros que seu currículo pode ter

Conheça os 13 piores erros que seu currículo pode ter.

Quando um candidato pergunta por que passaram mais de 6 meses sem conseguir um emprego, a primeira coisa que pensam é que há um problema com o currículo . Ninguém nos ensina como fazê-lo, e nem sempre somos claros sobre o que vestir e o que não vestir. Um currículo tem um objetivo principal: vender você como profissional.

Eles também devem fornecer à empresa as informações básicas para contatá-lo, deve mostrar a eles por que você pode ser o certo para o trabalho e fazê-los querer conhecê-lo pessoalmente. Quando você realiza isso com seu currículo, o recrutador chama você para marcar uma entrevista.

>Inscrições abertas para 100 mil vagas em cursos gratuitas a distância no SENAI

Pelo contrário, quando seu currículo não é relevante, ninguém o vê, ninguém se importa com você e você continua esperando uma ligação que não chega. Para evitar que isso aconteça, compartilho com você os 10 piores  erros que seu currículo pode ter .

1. É muito longo

Ninguém fica impressionado com o currículo devido à sua extensão, simplesmente não há tempo para lê-lo. O desafio é destacar o que é realmente importante em poucas palavras. Então, uma ou duas folhas? Isso depende do seu perfil e experiência. Se em uma folha você conseguir vender você, excelente! Se você acha que precisa se estender mais, também vale a pena.

2. Você tem informações irrelevantes

Existem apenas três detalhes pessoais que interessam a um currículo : nome, telefone e e-mail de contato. Este último deve ser profissional; Se você estiver usando uma conta como aninhapancadao88@hotmail.com ou todolouco@hotmail.com seu documento não é levado a sério. Procure usar seu nome para criar o seu e-mail. Data de nascimento, estado civil e endereço NÃO são relevantes até serem solicitados pelo recrutador.

>Auxílio-creche de R$ 250 por mês será oferecido em todo o país

3. Erros de ortografia e escrita

Não importa que você seja um engenheiro ou um analista financeiro. A ortografia em seu currículo indica que você presta atenção aos detalhes e que é profissional. Veja abaixo os erros de Gramática e Ortografia eliminam logo de cara:

  1. Uso do plural inadequado
  2. Conjunção verbal
  3. Tempo do Verbo
  4. Uso do “mas” ou “mais”
  5. O uso do “Afim” junto ou “A fim” separado
  6. Palavras muito rebuscadas sem necessidade
  7. As abreviações de palavras
  8. Pontuações erradas

>Passo a passo para sacar o auxílio emergencial de R$600 primeiro que todo mundo

4. Informações Falsas

Não invente experiências ou cursos apenas para preencher o espaço vazio no currículo. Os recrutadores sabem que um profissional que está dando seus primeiros passos no mundo do trabalho tem um currículo mais enxuto. Além do mais, mentira tem perna curta. Coloque as informações essenciais como telefone e e-mail. Nunca esqueça: no documento não podem faltar nome completo, bem como o bairro de residência.

5. Frases debulhadas

99% dos candidatos escrevem frases como “altamente responsável”, “orientada para resultados” e “proativa” em seu currículo. Eles são muito comuns e são abusados ​​na procura de emprego, por isso não impressionam ninguém. Concentre-se em destacar sua experiência e habilidades e deixe suas realizações falarem por você.

>Inscrições para 25 mil vagas cursos gratuitos a distância terminam nesta sexta

6. Objetivo genérico do trabalho

Atualmente, é recomendável usar um Perfil profissional, no qual você descreve em um parágrafo ou em uma lista, as principais áreas nas quais você tem experiência ou as habilidades mais destacadas do seu perfil. Para a empresa, será mil vezes mais valioso se você lhes mostrar o que fará por elas e como elas resolverão suas necessidades.

7. Você inclui toda a sua história acadêmica

Se você tem um diploma de bacharel, pouco importa em que escola primária, secundária ou secundária você estudou. No entanto, há quem cometa o erro de listar toda a sua carreira escolar. Basta apenas colocar o seu último grau de estudos.

>20 cursos gratuitos que pode ser feito em casa pela internet

8. Muitas funções, nenhuma conquista

Um erro frequente ao escrever nossa experiência de trabalho é que ela descreve apenas funções e atividades. Mas nunca dizemos como nosso trabalho impactou a organização. Analise suas atividades e mencione conquistas, objetivos alcançados, reconhecimentos e tudo o que faz você se destacar.

9. Informação falsa

Quando você mente em seu currículo, além de colocar em risco o processo de seleção, também prejudica sua reputação e fecha as portas a si mesmo. Seja honesto sobre os períodos trabalhados no local de trabalho, nível de habilidades e conhecimento de idiomas.

10. Layout extravagante

A não ser que você trabalhe na indústria criativa, é melhor fazer um currículo com visual simples e comedido. Por se tratar de um documento formal, o CV deve ter uma aparência sóbria. Cores, fontes, logotipos ou imagens em excesso podem minar a atenção e até a paciência do recrutador. Para não errar, aposte em papel branco, poucas cores e fontes clássicas.

>Universidades tem mais de 8 mil vagas em cursos gratuitos a distância

11. Uma foto ruim

Se sua opção de fotografia é a que você possui no seu perfil do Facebook ou no seu título profissional de 10 anos atrás, é melhor não incluí-la.

12. Objetivo pressional sem clareza

O objetivo profissional deve ser claro e objetivo.

13. Uso indevido do “control C, control V”

Nada é tão nocivo para a credibilidade de um profissional quanto demonstrar preguiça na confecção do próprio currículo. De acordo com especialistas, uma prova cabal de desinteresse é trazer informações claramente copiadas e coladas em diferentes partes do documento.