Conheça 5 tipos de cebola e como usá-las na cozinha

Conheça 5 tipos de cebola e como usá-las na cozinha
Conheça 5 tipos de cebola e como usá-las na cozinha

Conheça 5 tipos de cebola e como usá-las na cozinha

Conhecer os tipos de cebola e como usá-los em nossas receitas culinárias é uma forma de aprimorar nossas artes culinárias. A cebola é um dos ingredientes que mais utilizamos na preparação de molhos, ensopados e pratos cheios de sabor. 

Costumamos comprar as primeiras cebolas que encontramos no supermercado, sem nos perguntar se estamos fazendo a coisa certa. Muitas vezes pensamos mais na economia ou no tempo que temos do que na forma de cozinhar esse ingrediente.

Tipos de cebola e como usá-los na cozinha

1. Chalotas são um tipo de cebola ideal para molhos. Esta variedade de cebola é uma das mais conhecidas pela sua forma e tamanho. Um pouco mais intenso que o convencional é perfeito para molhos e cremes, formando um vichyssoise com um sabor muito interessante. Por serem pequenas, essas cebolas podem enfeitar um lombo ou completar um bolo de carne.

2. Cebola branca doce a mais utilizada. Este tipo de cebola é o que mais está presente na maioria das cozinhas do mundo. Tem um sabor muito suave, por isso é ideal para comer em saladas ou crus. Proporcionará uma textura crocante que fará com que qualquer prato se destaque. Também podemos cozinhá-lo em ensopados, nos quais acrescentará uma ligeira doçura a uma carne vermelha muito intensa.

3. Cebolas amarelas são perfeitas para fritar. As cebolas amarelas costumam estar muito presentes na nossa dieta, o seu teor de doçura é superior ao das restantes e por isso costumam ser ideais para comer muito bem cozinhadas. Doe um pouco mais, então cru não seria muito bom. Fritamos ou caramelizamos para criar autênticos bolos saborosos e cheios de sabor.

4. Cebola roxa uma iguaria para os amantes de pratos crus. Saladas, sanduíches ou molhos como o guacamole têm um aliado neste tipo de cebola. Tem uma cor que o torna muito especial e também tem uma textura crocante com um certo grau de doçura que é altamente recomendável.

5. A cebolinha chega na primavera para dar sabor a pratos cheios de alegria. Esta cebola é um pouco mais pequena que as anteriores e embora seja perfeita para saladas, podemos colocá-la sem receio em ensopados cheios de sabor. Uma forma de completar qualquer hambúrguer vegan ou de peixe, que sempre ficará bem.

Conheça esses tipos de cebola e comece a escolher aquela que vai usar na cozinha. A lista de compras será muito mais fácil de realizar com ideias claras e um menu semanal pronto para a ação.

>Como fazer um tônico de chá natural para um rosto liso, bonito e macio

Veja mais