Confira como seu cachorro ensina e ajuda sua mente sem você perceber

Confira como seu cachorro ensina e ajuda sua mente sem você perceber
Confira como seu cachorro ensina e ajuda sua mente sem você perceber – Anna / Shutterstock

Confira como seu cachorro ensina e ajuda sua mente sem você perceber.

O cão é o melhor amigo do homem, e em um momento tão raro quanto o em que vivemos, quando enfrentamos um novo tipo de solidão, para muitos, seu animal de estimação é seu grande companheiro.

Dizem que há quem tenha cachorro durante o confinamento, para compensar a falta de companhia, e agora eles estão descobrindo o que significa ter um animal de estimação. Sim, traz novas obrigações, mas também uma infinidade de benefícios dos quais muitas vezes desconhecemos.

>Se você ama seu cachorro, não lhe dê estes alimentos: ele pode morrer de envenenamento

Sem solidão

“O benefício mais básico e conhecido é o carinho que um animal transmite de maneira 100% sincera, sem dobras e com linguagem não verbal pura”, diz Aída Rubio, psicóloga e coordenadora. Equipe de TherapyChat de psicólogos. O afeto desencadeia uma produção maior de serotonina , dopamina e ocitocina em nosso corpo, que por sua vez geram muito bem-estar e ajudam especialmente as pessoas que experimentam a solidão.

Por sua vez, o psicólogo comenta que ter um animal de estimação nos ajuda a moldar nossa própria expressão emocional , diminuindo as inibições mesmo para aqueles que acham mais difícil expressá-las se estiverem abertas à experiência. “Outro efeito colateral é o treinamento da empatia por ter que aprender a ler as necessidades e sentimentos do nosso animal de estimação”, diz o profissional.

Outra virtude de ter um animal de estimação é protegida em um sentido mais prático, uma vez que ter alguém para cuidar, faz com que aqueles que estão passando por momentos de sofrimento sejam capazes de redirecionar seu olhar e atenção do interior para o exterior . “Por outro lado, cria uma responsabilidade para nós, gera um objetivo e projeto vital, enfim, um objetivo e um sentimento de utilidade que também aumentam nossa auto-estima”, resume Aída Rubio.

>Veja as raças de cães mais inteligentes do mundo segundo especialistas

É bom conversar com seu animal de estimação?

Há quem tem o hábito de conversar com seus animais de estimação. Aída Rubio, psicóloga e coordenadora da equipe de psicólogos do TherapyChat, comenta que, embora geralmente entendamos nosso cão ou gato muito bem através da linguagem não verbal e a maior parte da nossa linguagem também seja, não devemos esquecer que grande parte da nossa expressão é feita através de palavras.

“Um animal de estimação não é humano, mas tendemos a ter um relacionamento bastante humanizado com ele, sempre respeitando suas próprias necessidades. O animal aprecia o carinho que um ser humano lhe dá, mesmo na forma de palavras”, explica o profissional.

>Cachorro com apenas duas pernas cuida e protege de todos seus filhotes

Dessa forma, conversar com animais de estimação está, de certa forma, dando-lhes um lugar em nossas vidas. “Da mesma forma, valorizamos positivamente em um nível emocional, alimentando esse relacionamento da maneira que sabemos como fazê-lo”, diz o psicólogo.

Por exemplo, se moramos sozinhos, a companhia de um animal de estimação pode ser essencial; ela está conosco nos tempos bons e ruins , e criamos um vínculo com ela. Mas não é só isso, diz o psicólogo que ter um animal de estimação nos ensina muito em nível emocional e social. Algumas lições que poderemos transferir para o restante de nossos relacionamentos sociais.

>Veja os benefícios que seu animal de estimação obtém se você der a ele cerveja para cães

Um propósito

Além disso, viver com um animal de estimação pode nos dar um “propósito”: ser responsável por alguém nos faz ficar em contato com o mundo. Em particular, crianças e idosos podem se beneficiar disso. Se falarmos sobre o segundo grupo, explica Aída Rubio

Os mais velhos “foram cuidadores a vida toda, também tiveram responsabilidades domésticas e profissionais, e se encontram em um momento da vida em que não é esse o caso, mas são eles que deveriam ser atendido pode diminuir sua auto-estima e produzir um momento de crise na vida”. “Ter um animal de estimação pode devolver essa parte de sua identidade e ajudá-los a se adaptar à nova vida”, acrescenta.

>Excesso de desinfetante pode envenenar seriamente seu animal de estimação