Conecte SUS: Resultados de exames já podem ser acessados pela plataforma

Conecte SUS: Resultados de exames já podem ser acessados pela plataforma
Conecte SUS: Resultados de exames já podem ser acessados pela plataforma – Foto: Techtudo

Conecte SUS: Resultados de exames já podem ser acessados pela plataforma.

Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (5), que já estão disponíveis o portal e o aplicativo do Conecte SUS Cidadão, iniciativa que vai interligar as informações de saúde dos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde. Hoje, por meio do aplicativo, o usuário pode visualizar os resultados dos exames para detecção do coronavírus realizados em laboratórios já credenciados. Também houve uma modernização da tecnologia e segurança, que coloca todas as informações na nuvem.

>Programa de manutenção do emprego: Só um terço do previsto foi pago pelo Governo

O cidadão acessa suas informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, no momento que precisa.

“O Conecte SUS Cidadão revoluciona a saúde brasileira, inserindo o País na vanguarda da estratégia em Saúde Digital. O Brasil inicia uma nova fase na transformação digital do SUS, seguindo os passos dos países do primeiro mundo, disponibilizando o acesso à informação em saúde para o cidadão, de forma ágil e segura.”, avalia o diretor do Departamento de Informática do SUS (Datasus), Jacson Barros.

>FGTS: Maia anuncia PL sobre saque extraordinário que substitui MP retirada de pauta

Os usuários podem também acessar no App, informações sobre seus medicamentos, suas consultas, seus exames – incluindo o de detecção do coronavírus – suas vacinas, os remédios disponibilizados na Farmácia Popular, dados e orientações sobre doação de sangue, informações e orientações sobre transplantes de órgãos, entre outras funcionalidades.

>Indenização de R$ 50 mil para trabalhadores da saúde incapacitado por Covid-19 é vetada por Bolsonaro

Melhor cuidado do cidadão

Para o secretário Executivo, do Ministério da Saúde, Elcio Franco, o trabalho desenvolvido pelo Datasus proporcionará um melhor cuidado do cidadão quando na rede de atenção a saúde.

“A informação estará integrada em uma rede segura e será de fácil acesso para o paciente ou para o profissional de saúde garantir o atendimento. Por exemplo, se o cidadão está em viagem pelo Brasil, ele se dirige à uma unidade de saúde em caso de um acidente, e todos os dados relativos a ele, exames, alergias e particularidades estará registrado ali, vai facilitar o seu atendimento”, reforçou o secretário Franco.

>Coronavírus faz prefeito cancelar réveillon na Avenida Paulista

Outra funcionalidade importante do Conecte SUS Cidadão é o calendário de vacinas. Nele o cidadão consulta todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, com informações como dose, lote e validade. Essa funcionalidade é automática e não exige mais que o usuário cadastre manualmente esses dados. Além disso, é possível acessar o calendário de vacinas previstas para crianças, adolescentes, gestantes e adultos.

>Ministério da Saúde disponibiliza nova plataforma com dados da Covid-19

Veja mais