Como proteger nossa conta no Zoom com autenticação em duas etapas

Como proteger nossa conta no Zoom com autenticação em duas etapas
Como proteger nossa conta no Zoom com autenticação em duas etapas

Como proteger nossa conta no Zoom com autenticação em duas etapas.

O Zoom está finalmente habilitando a autenticação em duas etapas, depois de meses em que as contas de usuários estão mais suscetíveis a possíveis ataques do que o normal.

>Truques de câmera para ficar mais bonita em suas videochamadas

Tradicionalmente, para entrar em nossa conta, precisamos apenas do nome de usuário e senha; ou seja, você só precisa dar um passo. No entanto, isso é insuficiente neste ponto para proteger contra hackers.

O nome de usuário geralmente é o e-mail, algo fácil de encontrar e que compartilhamos constantemente, e a senha pode ser obtida por diferentes métodos (por exemplo, se a repetirmos em vários serviços diferentes).

>Twitter se prepara para lançar legendas automáticas em áudios e vídeos

Autenticação de duas etapas

É por isso que nos últimos anos se popularizou a autenticação em duas etapas, que consiste em forçar o usuário a provar sua identidade de outra forma, além da senha. Geralmente envolve inserir um código que podemos receber por e-mail, mensagem SMS ou em um aplicativo especial em nosso celular.

Desta forma, o serviço tem a garantia de que somos quem dizemos ser, e os atacantes têm mais um obstáculo; Não que seja um método infalível, mas exige que os invasores controlem mais partes de nossa vida digital sem que percebamos.

A autenticação em duas etapas tornou-se essencial em qualquer serviço, especialmente se contiver dados pessoais ou se puder ser usada para fins maliciosos; É por isso que foi surpreendente que o Zoom, um dos aplicativos mais usados ​​neste 2020, não o tivesse.

>YouTube: veja como o novo design facilitará envios de vídeos pelo Android

Como habilitar a autenticação em duas etapas

Esta é uma das falhas que Eric Yuan, CEO da Zoom, se propôs a consertar e finalmente está aqui. Ativar a autenticação em duas etapas no Zoom é fácil e temos várias opções.

Para começar, temos que entrar e entrar em nosso perfil. Abaixo, na parte onde está a senha, veremos um novo verbete denominado “Autenticação de dois fatores” . Veremos que está desabilitado (“Desligar”). Para ativá-lo, devemos clicar em “Ligar”.

>Já é possível assistir filmes em grupos de amigos ou com os streamers favoritos

Uma janela pop-up aparecerá na qual temos que inserir nossa senha.

Então, a parte “Autenticação de dois fatores” será alterada e novas opções aparecerão; para escolher o que queremos temos que clicar em “Configurar”. A opção de SMS é simples: só temos que inserir nosso número de telefone se ainda não o tivermos em nosso perfil; a partir daí, o Zoom nos enviará uma mensagem SMS com um código sempre que desejarmos fazer o login.

>O truque do WhatsApp para enviar fotos e vídeos da mais alta qualidade

No entanto, a opção SMS não é a mais segura, pois existem métodos para contornar essa segurança.

A outra opção é usar um “Aplicativo de autenticação”, um aplicativo móvel que gera automaticamente códigos que expiram de vez em quando. O Google Authenticator para iOS e Android é o mais popular e o Zoom é compatível com ele. Se clicarmos em “Configurar”, será mostrado um código QR que podemos escanear com o aplicativo; eles serão sincronizados automaticamente. A partir daí, ao entrarmos no Zoom temos que abrir o aplicativo e inserir o código que aparece.

>Microsoft lança uma ferramenta para detectar fotos e vídeos manipulados

Veja mais