Como pagar o INSS como autônomo? Veja como é fácil

Como pagar o INSS como autônomo? Veja como é fácil
Como pagar o INSS como autônomo? Veja como é fácil

Como pagar o INSS como autônomo? Veja como é fácil

A liberdade profissional de um trabalhador autônomo é evidente. Flexibilidade de horários, autonomia para organizar suas próprias tarefas e possibilidade de trabalhar de casa ou em qualquer outro lugar, é muito atraente. Há mais de 4 milhões de profissionais autônomos no mercado. No entanto, por não pertencer a uma estrutura formal de trabalho, é preciso tomar alguns cuidados. Se você está nessa situação, confira como funciona o pagamento do INSS como autônomo.

>Paulo Guedes vai avaliar pedido do décimo quarto (13º) salário de aposentados e pensionistas do INSS

Antes de mais nada, é importante lembrar que trabalhadores autônomos e profissionais liberais precisam dar atenção a esse assunto por causa da sua aposentadoria. Já que se não contribuir, não receberá o pagamento no futuro.

>SPC e Serasa libera consulta gratuita para saber se o nome está limpo ou sujo

4 passos para pagar o INSS como autônomo

    1. Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
    2. O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.

>Auxílio emergencial: 700 mil trabalhadores receberão amanhã 1ª parcela

É necessário que você tenha registro no PIS ou programa de integração social. Se você já trabalhou de carteira assinada, então provavelmente você já possui um número. Mas se você nunca contribuiu, é só inscrever-se pela internet.

>Caixa cancela contas da poupança social por suspeita de fraude

    1. Escolher o tipo de contribuição;
    2. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).

A GPS, que é o “carnê do INSS” pode ser preenchida manualmente ou pela internet. Depois de preenchida é só levar a guia até uma instituição bancária, ou casa lotérica, e efetuar o pagamento. A data limite para pagamento é até o dia 15 do mês seguinte.

>Como aposentados e segurados do INSS cumprem exigências para evitar ser notificado

Tipos de contribuição

Existem dois tipos de contribuição, a diferença entre eles é o valor que é pago mensalmente e os benefícios que o segurado tem direito.

  • No caso do código 1007, o valor da contribuição será de 20% do salário, limitado ao teto da previdência, que em 2018, está no valor de R$ 5.645,80.
  • No código 1163, o valor é de 11% do salário mínimo, que é um pagamento mensal ao INSS de R$ 104,94 e você receberá o valor de um salário mínimo de aposentadoria.

>Aprovada a suspensão de prestações do Minha Casa Minha Vida durante a crise

Não perca tempo e garanta seu dinheirinho no futuro, porque ninguém é ferro e é sempre bom gerar renda. Pagar o INSS como autônomo é o caminho para ter essa segurança. A contribuição para a previdência é o que vai trazer a sua aposentadoria.

Com informações do Serasa