Como fazer o melhor merengue: receita com 3 ingredientes e fácil

Como fazer o melhor merengue: receita com 3 ingredientes e fácil
Como fazer o melhor merengue: receita com 3 ingredientes e fácil

Como fazer o melhor merengue: receita com 3 ingredientes e fácil.

Parece muito simples, e realmente é, mas é preciso levar em conta alguns pequenos detalhes que farão a diferença. Um bom merengue pode ser usado como sobremesa, ou para realçar qualquer bolo ou lanche doce.

Por definição, merengue é clara de ovo batida até a neve com açúcar. A partir daí, existem muitas variantes e formas de prepará-lo, mas acima de tudo, truques para fazê-lo correr bem.

O merengue é usado cru, cremoso ou cozido e durito. Existem tipos italianos, franceses e suíços. Na Argentina é usado como sobremesa clássica: dois flocos grandes, unidos com doce de leite.

>>Bolo de limão de caneca: sem açúcar mas muito delicioso em 3 minutos

As claras de ovo são 80% de água; o resto são proteínas chamadas albuminas, que criam ligações ou redes para reter todo o líquido. O shake ajuda o ar a entrar em contato com a água e as proteínas, que prendem o oxigênio em pequenas bolhas. Quanto mais se move, mais fortes são as ligações e melhor é a espuma dos brancos.

O papel do açúcar não é menor: ele fortalece as albuminas e protege as pequenas bolhas que fazem a clara do ovo espumar. Ao adicionar creme de tártaro ou uma pitada de sal, torna-se mais difícil para o ovo voltar ao estado líquido.

Dependendo da temperatura, da ponta das claras e do tipo de açúcar, podem ser obtidas diferentes variedades de merengue. Estes são os três principais:

>>Aprenda a preparar um delicioso pão de batata-doce: as crianças vão amar!

Merengue francês

É o mais fácil de preparar. A chave está na proporção: duas vezes mais açúcar (metade refinado e metade impalpável) do que o peso do branco.

Uma vez atingido o ponto de neve, quando as claras não caem se virarmos a tigela, ela é colocada em uma manga e pequenos flocos são feitos em um prato com papel manteiga. Asse a 120 ° C por cerca de 20 minutos ou até que comecem a dourar.

>>Essa é a receita de Guacamole mais fácil e gostosa que você já viu

Ingredientes

  • 100 gramas de clara de ovo
  • 200 gramas de açúcar
  • 80 ml de agua

Modo de preparo

Bata as claras até obterem picos firmes. Numa panela aqueça a água e o açúcar até atingir a temperatura de 118 ° C ou a ponto de formar uma bola, formando uma calda. Junte a calda às claras, batendo vigorosamente até o merengue esfriar completamente.

>>Sem farinha e sem açúcar: prepare esses deliciosos biscoitos de amêndoa

Veja mais