Como fazer manteiga caseira rápido, fácil e deliciosa

Como fazer manteiga caseira rápido, fácil e deliciosa

A manteiga ganhou má fama nos últimos anos, quando na verdade, consumida com moderação, é um alimento saudável. Estamos falando de manteiga caseira, e não de blocos industriais, carregadas de óleos refinados, conservantes e outras sutilezas.

É por isso que hoje quero compartilhar com vocês como fazer manteiga caseira. Com apenas dois ingredientes e em menos de 20 minutos. Rápido e fácil!

O sabor é incomparável e a textura cremosa é maravilhosa. Além disso, você pode temperar a seu gosto com mais ou menos sal, ou, por exemplo, usar creme sem lactose. Você também pode usar ervas aromáticas para adicionar um toque especial à manteiga caseira.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite (que tem um mínimo de 33% de gordura. Melhor se for 35%)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • ervas aromáticas (opcional)

O processo de fazer manteiga caseira é quase mágico. O tempo todo parece que nada vai acontecer e, de repente, bum! O creme muda sua textura. E assim por diante, até que de repente, você tem manteiga caseira feita por você .

Preparação Fácil:

1.- Primeiro, colocamos o creme em um recipiente adequado para bater no mixer ou batedeira Melhor se for um copo alto. É importante não encher o copo mais da metade, pois o creme vai subir com a batida. Começamos a bater o creme com força total. No início, o creme líquido parece que nunca vai mudar de estado. Continue batendo.

2. De repente, algumas bolhas vão começar a aparecer no creme, e aos poucos vai se tornando algo mais sólido. Continue batendo.

3.- Novamente, quase por mágica, o creme se transformará em uma pasta cremosa. Com a ajuda de uma colher, devolvemos à panela os pedaços que estão grudados no gargalo da batedeira, para nos certificarmos de que tudo se aproveita e se bate bem. Continuamos batendo.

4.- O creme agora é uma massa cremosa que parece que nunca vai liberar mais líquido, quando de repente… PUM! A manteiga começa a sair. Batemos um pouco mais e colocamos todo o soro que pudermos em um pote. Usaremos uma peneira para evitar que pedaços de manteiga caiam. Isso pode ser salvo para usar em alguma outra receitaNa geladeira dura cerca de duas semanas.

5.- Agora adicionamos meia colher de chá de sal. Se quiser adicione um pouco mais de sal se quiser mais salgada, ou um pouco menos se preferirmos com menos sal. Se decidimos usar ervas aromáticas, também é hora de adicioná-las à manteiga.

6.- Continuamos batendo um pouco mais. Vai ficar cada vez mais difícil, mas fazemos isso com a intenção de extrair o máximo de leitelho da manteiga. Quando não sair mais líquido, terminamos o processo.

7.- E nós temos nossa manteiga caseira pronta! Como você pode ver, é super fácil e rápido de se preparar. Em menos de 20 minutos você estará pronto!