Como escrever um bom título para o seu perfil do LinkedIn

Como escrever um bom título para o seu perfil do LinkedIn
Como escrever um bom título para o seu perfil do LinkedIn

Como escrever um bom título para o seu perfil do LinkedIn.

A manchete do LinkedIn é uma das partes mais importantes do perfil profissional, pois, junto com o nome, cargo e fotografia, será um dos primeiros elementos que quem visita seu perfil lerá. O título é aquela breve descrição encontrada logo abaixo do nome do usuário, inserida em seu perfil.

>>Videochamadas estão chegando ao serviço de mensagens do LinkedIn

O título do LinkedIn será como um cartão de visita por meio do qual os demais usuários da rede encontrarão o perfil do usuário.

Nele, todo usuário deve ser descrito profissionalmente em no máximo 120 caracteres. Como o resto dos elementos do perfil do LinkedIn, ele deve ser otimizado e escrito de uma forma que seja atraente para o resto. Ao mesmo tempo, você deve direcionar o tráfego das pesquisas do LinkedIn, usando palavras-chave.

>>Veja como cancelar a assinatura do LinkedIn e excluir seu perfil

Como editar o título do LinkedIn?

Por padrão, a plataforma assume o último cargo e a empresa para a qual o usuário trabalha e o torna o proprietário. Para editar o título, basta acessar nosso perfil e clicar no ícone de lápis que aparece ao lado do nome de usuário.

Isso exibirá uma página pop-up com algumas opções de edição. Entre eles, aparecerá o “Dono”. Para editar o título, basta digitar o que deseja na caixa de texto que o LinkedIn oferece.

Na hora de escrever o título, o usuário tem uma grande variedade de opções, por exemplo, é possível usar hashtags e emoticons, para que o texto seja mais fácil de localizar e, ao mesmo tempo, mais atraente para os usuários.

>>LinkedIn adota quatro novas medidas contra ódio e assédio

Como escrever um bom título no LinkedIn?

Ao escrever um bom título para o LinkedIn, mantenha estes cinco pontos principais em mente:

Posição ou profissão: O mais importante é mostrar aos outros usuários qual é a posição ou profissão atual. Esse ponto deve ser claro e conciso, o mais importante aqui é se diferenciar dos outros usuários. Por exemplo, alguém com o título de “jornalista” não será diferente dos demais. Em vez de simplesmente “jornalista”, especifique por exemplo: “jornalista especializado em gastronomia | gastronomia popular.”

Correção de idioma: Um título com erros de ortografia mostrará uma imagem desleixada e pouco profissional do usuário. Também não é aconselhável usar abreviações ou escrever o título inteiro em minúsculas ou maiúsculas.

>>6 novas ferramentas de mensagens que logo chegarão ao LinkedIn

Fornecer valor: no título, o usuário deve aproveitar para mostrar qual é sua especialidade, ou seja, qual seria sua proposta de valor. Por exemplo, um consultor de negócios poderia usar o título para explicar: “Ajudo empresas e profissionais a gerar negócios e a abrir novas possibilidades no mercado internacional.”

Palavras-chave: o título deve conter as palavras-chave para as quais o usuário deseja que recrutadores, clientes e outros usuários o encontrem. Essas palavras, utilizadas em todo o perfil, vão permitir o posicionamento no LinkedIn, aparecendo em buscas internas, mas também em buscas externas, por exemplo, no Google.

Números de telefone e e-mails: Este espaço serve para definir o usuário e melhorar a visibilidade do perfil, por isso não é o melhor local para colocar o número do telefone ou e-mail.

>>Veja os novos recursos do Zoom para desktop e o app no Android