Como economizar gasolina ao dirigir um carro: 7 truques simples

Como economizar gasolina ao dirigir um carro: 7 truques simples
Como economizar gasolina ao dirigir um carro: 7 truques simples

Como economizar gasolina ao dirigir um carro: 7 truques simples

O consumo de automóveis é um dos debates mais frequentes entre os motoristas brasileiros, já que o custo do reabastecimento é o mais importante de um veículo. E é que em apenas dois anos e cerca de 30.000 km percorridos, um automóvel a gasolina ou diesel de modesto consumo gastará cerca de 12 mil reais. E a questão é: como economizar gasolina ao dirigir seu carro?

>Chá de folhas de figo: descubra o que esta infusão pode fazer pela sua saúde

É uma boa pergunta, portanto veja abaixo os truques para reduzir o consumo do combustível.

Anote esses oito truques fáceis para economizar combustível e dirigir com eficiência:

1. Dirija mais lenta e suavemente

Quanto mais rápido você dirige, mais combustível seu carro vai usar. É óbvio, sim, mas você pode não saber que dirigir a 140 km/h aumenta o consumo em até 30% em comparação a fazê-lo a 120 km/h.

Você também pode economizar ainda mais combustível ao dirigir suavemente. Evite acelerar e acelerar excessivamente o motor. Além disso, se você dirige pela cidade, suas pastilhas de freio e seus companheiros também vão gastar mais rápido.

>YouTube: conheça truque para baixar músicas dos vídeos e o playback

2. Use o freio motor

Por falar em antecipação para reduzir o consumo de combustível, desacelere suavemente usando o freio motor ao ver um semáforo ou obstáculo. Quando usamos a retenção do motor, o carro não injeta um único mililitro de combustível, mesmo que ultrapasse 5.000 rpm . Em vez de frear forte antes de entrar em uma área urbana, deixe o carro reduzir a velocidade aos poucos, você não desperdiçará combustível e alcançará a velocidade certa.

>Truques do WhatsApp: descubra como enviar vídeos longos ou pesados

3. Use pneus de baixa resistência ao rolamento

Se você deseja reduzir o consumo de combustível do seu carro, equipe-o com pneus especiais de baixa resistência ao rolamento. Eles tendem a ter uma vida útil muito maior do que a média. Além disso, você deve monitorar sua pressão após alguns meses. Pneus com baixa pressão aumentam o consumo de combustível do seu carro.

>WhatsApp: Como evitar que fotos e vídeos ocupem a memória do seu celular

4. Remova o rack de teto

Se o seu veículo possui rack de teto, saiba que carregá-lo no teto aumenta a resistência aerodinâmica e seu motor deve superá-la aumentando o consumo de combustível. São práticos em viagens de longa distância, mas, se você não vai usá-los continuamente, retire-os.

5. Esvazie seu carro de lixo inútil

Não há problema em levar vários acessórios a bordo, mas dentro de um limite. Todos os objetos desnecessários que você carrega em seu veículo podem somar dezenas de quilos, aumentando seu peso e, com ele, seu consumo. Não faz sentido arrastar quilos sem motivo, então livre-se de tudo o que não seja essencial.

>Procon alerta sobre novo golpe que clona o WhatsApp

6. Verifique a condição do filtro de ar

O filtro de ar tem influência direta no consumo do carro, pois garante que o ar que entra na entrada do motor seja limpo. Este processo acaba atrapalhando com o uso, por isso é recomendável substituí-lo a cada 30.000 km, também é simples e barato.

>Superútil: novas funções que o WhatsApp lançará em alguns dias

7. Cuide da manutenção da mecânica

O filtro de ar não é o único componente da mecânica do seu veículo que precisa ser vigiado. Desta forma, não é aconselhável descuidar do estado das velas, filtros de combustível e efetuar trocas de óleo quando indicado pelo fabricante.

Veja mais