Como cultivar estévia em casa e fazer um adoçante sem açúcar

Como cultivar estévia em casa e fazer um adoçante sem açúcar
Como cultivar estévia em casa e fazer um adoçante sem açúcar

Como cultivar estévia em casa e fazer um adoçante sem açúcar

Existem várias alternativas que podem ser utilizadas para adoçar alimentos ou bebidas, sem a necessidade de recorrer ao açúcar. Mas se há um que ganhou muita popularidade nos últimos anos, é a estévia. Esta planta adoça sem adicionar calorias. Mas, é preciso lembrar que o que você compra no supermercado nem sempre é 100%. Uma alternativa é ter uma planta em casa e cuidar dela para que cresça. Aprenda aqui como cultivar estévia em casa.

>>Veja como fazer máscara de tangerina para tirar manchas da pele

O que é estévia

O cultivo de estévia em casa permitirá que você tenha seu próprio adoçante. Uma das vantagens é que tem 0% de açúcar. Este adoçante é muito saudável e evita que você consuma calorias que não são boas para o seu corpo.

Antes de saber como cultivar esta planta em sua casa, é interessante que você conheça um pouco da sua história. Vem da Argentina, Brasil e Paraguai. Porém, hoje já está crescendo em outros países do mundo.

Além de servir para adoçar alimentos e bebidas, a estévia tem outros benefícios à saúde. Esta planta pode ser usada para baixar a pressão arterial, tratar azia, níveis elevados de ácido úrico e diabetes. Também é bom para ativar a frequência cardíaca e combater a retenção de líquidos, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos .

No entanto, uma vez que os resultados foram misturados ao avaliar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, não se pode dizer com certeza que há evidências de seu uso para fins medicinais. Então, o mais aconselhável é você conversar com seu médico antes de incluí-lo na dieta para ver se, levando em consideração o seu quadro clínico, você pode consumi-lo.

>>Receita de bolo mousse de chocolate estilo japonês

Como semear estévia a partir de sementes

Quando se trata de cultivar estévia, há duas maneiras de fazer isso. Por um lado, existe a opção de fazê-lo através das estacas da planta. A outra alternativa é por meio de sementes.

Quando você já tem as sementes, por exemplo, as etapas a seguir são as seguintes.

 Pegue um pote de 30 centímetros de profundidade e adicione 5 centímetros de areia ao fundo. Em seguida, coloque uma camada de 15 cm de solo, 5 cm de minhoca vazada por cima e mais 5 cm de solo. Esta etapa é importante para que sejam dadas todas as condições ideais para sua germinação.

2. Faça furos com 2 centímetros de profundidade. Em seguida, coloque 2 sementes e cubra com a terra, sem exercer muita pressão. Em seguida, plante as sementes sem saturar o vaso. Em seguida, regue com cuidado.

3.  Como é imprescindível que a temperatura seja de 20ºC e a umidade constante para que a germinação ocorra de maneira adequada, borrife água duas vezes ao dia, mas sem afogá-los. Uma planta ou abajur pode ajudá-lo a mantê-los na temperatura mencionada.

4. Os primeiros tiros aparecerão 1 a 5 semanas depois. Quando estas têm cerca de 10 centímetros de altura, é possível que você transplante as mudas, caso o vaso esteja saturado.

5.  Diminua a irrigação e coloque a panela em um local onde receba luz solar pelo menos 6 horas por dia. Um truque para saber quando regar a planta é colocar o dedo 5 centímetros ou mais no solo. Se notar que está seco, é que precisa de água.

>>Confira 6 remédios caseiros para combater as manchas de melasma

Como cultivar estévia em casa a partir de estacas

Depois de obter uma planta de estévia, você já pode se reproduzir para ter mais.

1.  Primeiro, prepare um vaso com as características delineadas para cultivar estévia em casa a partir de sementes. Em seguida, regue o substrato com bastante água.

2.  Agora corte um galho cerca de 10 centímetros abaixo da área de onde saem vários galhos. Faça isso com uma faca afiada ou uma tesoura.

3.  Em seguida, enterre o caule e coloque o vaso à sombra, molhando o solo sempre que secar.

4.  Coloque a estaca em um recipiente com água e deixe ao sol. Troque a água a cada 2 dias. Depois de uma semana, você verá que ele começa a criar raízes. Após um mês, transplante para um vaso.

>>3 máscaras caseiras para ter cachos hidratados e definidos