Como conservar o leite para que dure muito mais tempo

Como conservar o leite para que dure muito mais tempo
Como conservar o leite para que dure muito mais tempo – Foto: Freepik

Como conservar o leite para que dure muito mais tempo.

O leite é uma bebida muito popular no mundo: o principal protagonista do café da manhã.

>Cebolas em conserva: um toque de sabor a suas comidas e saladas

É também uma boa fonte de proteínas e aminoácidos, além de fortalecer os ossos, previne a osteoporose e promove o metabolismo.

Se quiser aproveitar todos os seus benefícios por mais dias, aqui estão algumas dicas para manter o leite fresco.

>Coisas que você deve parar de fazer para evitar o envelhecimento precoce da pele

Ao comprar leite

Faça todas as suas compras e guarde o leite para o final. Dessa forma, não ficará fora da refrigeração por um longo tempo e será menos provável que bactérias prejudiciais cresçam nele.

Antes de colocá-lo em sua sacola ou carrinho de compras, verifique o prazo de validade para escolher a opção que possui maior período de consumo.

>Pastel de cebola e queijo: uma receita muito fácil de saborear em casa

Quando você chegar em casa, leve à geladeira o mais rápido possível. Além disso, não o deixe na mesa enquanto faz outra coisa. Recomenda-se que você pegue a porção necessária e guarde o restante imediatamente.

Não coloque na porta da geladeira

Onde na geladeira ou na freezer guardamos o leite? Provavelmente está na porta, onde a maioria deles o colocou. Entre outras coisas porque os recipientes que compramos no mercado parecem projetados especialmente para essa área do refrigerador. Bem, acontece que é um erro e é o último local adequado para este tipo de laticínios e aqui explicamos o porquê.

>Pastel de cebola e queijo: uma receita muito fácil de saborear em casa

Pois é, porque é a zona do frigorífico que fica menos fria e mais sujeita a variações de temperatura, devido aos frequentes abrir e fechar da porta, o que é muito prejudicial para produtos tão delicados como o leite e lacticínios como o iogurte que não devem quebrar o linha fria desde que os adquirimos.

Nas prateleiras maiores da porta da geladeira você pode colocar água, vinho e outras bebidas engarrafadas. Cozido por cima e cru por baixo.

>Doce saudável: tortinhas de aveia e iogurte imperdíveis

Mantenha-o em sua embalagem original

É aconselhável manter o leite em sua embalagem original para preservar seu sabor e benefícios nutricionais. A embalagem deve estar sempre fechada e afastada de alimentos com odores fortes na geladeira, visto que este laticínio é facilmente permeado com aromas fortes.

Se você toma um copo de leite e não termina, não coloque de volta na caixa ou no container. Este hábito pode fazer com que o resto do leite estrague. Guarde o restante em outro recipiente coberto, leve à geladeira e consuma o mais rápido possível.

>O truque que você provavelmente não sabia: como descascar laranjas rápido e sem esforço

Para leite em lata, mantenha-o em temperatura ambiente enquanto estiver fechado. Ao abrir, transfira para uma jarra de vidro com tampa e leve à geladeira. Use-o nos próximos dias após abri-lo.

Veja mais