Collab: Facebook lança para os músicos sua própria versão do TikTok

Collab: Facebook lança para os músicos sua própria versão do TikTok
Collab: Facebook lança para os músicos sua própria versão do TikTok

Collab: Facebook lança para os músicos sua própria versão do TikTok.

Desde o surgimento do TikTok, não faltaram alternativas que tentam copiar a fórmula de seu sucesso. Obviamente não podem copiar a aplicação como tal, por isso já estamos habituados a ver pequenas variações sendo lançadas mas com a mesma base. É o exemplo do Collab, o novo aplicativo que o Facebook lança hoje.

>>Facebook Workplace: plataforma deixa de ter o plano gratuito

Este é um TikTok como qualquer outro, mas desta vez focado na música. A ideia por trás deste aplicativo é criar vídeos musicais colaborativos entre artistas, e ele é lançado hoje pelo menos nos Estados Unidos depois de estar em beta por meses.

O Collab surgiu como mais uma opção de entretenimento em meio a uma pandemia, já que foi idealizado em maio, quando estávamos todos confinados. Esta tem sido uma opção econômica para artistas musicais, que estão desamparados na ausência de shows ao vivo.

>>Facebook: veja quem visita seu perfil sem precisar instalar outros apps

Facebook lança Collab

A operação da Collab é uma variação da fórmula do TikTok. Os vídeos formados pelas colaborações são compostos por três clipes de apenas quinze segundos unidos, nos quais os artistas aparecem. Eles são tocados em sincronia e podem consistir em vários instrumentos, incluindo guitarras, baixos e assim por diante.

Os usuários podem criar suas próprias colaborações reproduzindo o vídeo de outra pessoa e podem deslizar alguns dos três cartões para escolher um vídeo diferente e escolher a combinação que desejamos.

O feed é praticamente igual ao do TikTok, com múltiplas colaborações e, deslizando o dedo, os usuários podem encontrar colaborações para reproduzir ou até mesmo se juntar a elas.

>>Instagram Direct e Facebook Messenger ficam fora do ar nesta quinta

Os artistas podem ser seguidos e o feed aprenderá com nossos gostos para nos mostrar não apenas as colaborações de nossos favoritos, mas de novos artistas. Já existem artistas conhecidos que colocaram seus primeiros trabalhos no aplicativo, como Morgxn e sua música ‘Wonder’.

O aplicativo oferece ferramentas para sincronizar vídeos e funciona com praticamente todos os sistemas de áudio externos. Na verdade, como podemos ler no TechCrunch, Facebook com centenas de fones de ouvido e configurações de hardware de som para otimizar o Collab da melhor maneira.

>>EUA processa o Facebook e pede para vender Instagram e WhatsApp

Disposto a evoluir

Por enquanto, o Collab já foi lançado em iOS nos Estados Unidos e ainda não há data para sua chegada no Brasil. Por enquanto, o aplicativo tem foco na música, mas seu formato permitiria ser expandido para outros tipos de conteúdo, como dança, por exemplo.

Na versão beta de maio, o Facebook explorou outro conteúdo, mas não há detalhes sobre se a Collab fará a mudança ou se terá sucesso. Para desfrutar do Collab ainda teremos que esperar um pouco e ter paciência, pois ainda não está disponível para download.

Veja mais