Cinco plantas para afastar os mosquitos e outros insetos de sua casa

Cinco plantas para afastar os mosquitos e outros insetos de sua casa
Cinco plantas para afastar os mosquitos e outros insetos de sua casa

Cinco plantas para afastar os mosquitos e outros insetos de sua casa.

Repelentes em spray, pulseiras, velas, desodorizadores… A quantidade de produtos no mercado para tentar espantar os mosquitos é praticamente infinita e, em alguns casos, insuficiente.

>>WhatsApp: é assim que você escreve com letras azuis, personaliza seus chats

As plantas podem ser grandes aliadas no combate a esses insetos incômodos, pois alguns emitem odores desagradáveis ​​para eles. Usados ​​como decoração ou em óleos essenciais, são um remédio natural adequado para combinar com repelentes clássicos.

Citronela

Velas, pulseiras, adesivos… A citronela está presente numa infinidade de produtos para tentar afastar os mosquitos.

>>Você não vai acreditar no que o chá de orégano faz com sua vida em uma semana

O que todos eles contêm é um extrato de óleo da planta, que é mais eficaz do que a própria planta. Mesmo assim, pode ser mais um aliado para tentar se livrar desses insetos. É imprescindível colocá-lo no exterior ou na varanda, nunca no interior.

Lavanda

Parece que esta planta não é apenas estética, mas também pode ajudar a manter a casa livre de insetos. A lavanda repele os mosquitos e outros artrópodes graças ao seu perfume, que é popular na cosmética por seu efeito relaxante. O cientista Robert Pereira, da Universidade da Flórida, explica que esse aroma é desagradável para os insetos.

>>O truque da garrafa para fazer o ar do ventilador sair frio

Manjericão

É um básico de gastronomia e um eficaz repelente contra mosquitos. Embora suas propriedades aromáticas sejam altamente reverenciadas, a planta do manjericão “produz um odor que esses insetos não gostam”. Além disso, de acordo com um estudo do Journal of Vector Ecology, o óleo essencial feito a partir dessa erva é capaz de repelir e até matar certos tipos de mosquitos.

>>Receita de panqueca fofa para comer no café da manhã ou como sobremesa

Alecrim

O óleo à base de alecrim é eficaz contra mosquitos, pulgas e alguns tipos de aranhas. Um relatório da Cornell University (Estados Unidos) comparou-o com onze outras variedades de óleos essenciais, sendo o alecrim o que tem o efeito repelente mais longo.

>>O truque do arroz é a melhor maneira de limpar suas garrafas de água

O óleo de hortelã-pimenta não é usado apenas para afastar os mosquitos. De acordo com alguns estudos, também seria eficaz contra alguns tipos de aranhas. Esse tipo de óleo essencial pode ser comprado em farmácias e pode ser usado tanto por meio de difusores de aromaterapia quanto por meio de spray.

Veja mais