Celulares pré-pagos desatualizados serão bloqueados nesta segunda em 17 estados, diz Anatel

Nesta segunda-feira (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), irá bloquear as linhas dos celulares pré-pagos das pessoas que mesmo após receberem a notificação das operadoras e não atualizaram seus cadastros.

Foto: Marcelo Casal|Agência Brasil

De acordo com a Anatel, a medida vale para os clientes dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Ainda segundo a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresentam alguma pendência cadastral.

A agência ainda ressalta que última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizadas pelas prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, foram acompanhados pela Anatel.

O objetivo dessa iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de solicitação (linhas relacionadas indevidamente a CPFs) e, assim, ampliar a segurança dos consumidores, segundo Anatel.

Como atualizar o cadastro

O usuário que tiver a linha pré-paga bloqueada poderá buscar sua prestadora para atualizar os dados cadastrais pelos canais de atendimento disponíveis como: call center e espaço reservado ao consumidor disponível na internet.

Ao fazer isso, a pessoa deve informar o seu nome completo e o endereço com o número do CEP. Para pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, e já para pessoa jurídica, é necessário fornecer ao atendente o número do CNPJ. Informações adicionais também podem ser solicitadas para a validação do cadastro.

Quais são os canais de atendimento da Anatel?

A Anatel disponibiliza à sociedade diversos meios para registrar reclamações sobre os serviços das empresas de telecomunicações, propor soluções e tecer críticas ou elogios à Agência: internet (Fale Conosco), telefone 1331,  atendimento presencial (Salas do Cidadão) ou carta.

 

Veja mais