Cavalgada abre caminho para a Exporural

Preservando a tradição dos passeios em montaria, enraizados na cultura sertaneja e passada de geração para geração nas famílias, a Exporural – 20 anos vai receber, amanhã (10), no primeiro dia do evento, a “Grande Cavalgada”. O encontro será no Jardim de Alah, em Salvador, na Bahia, e os cavaleiros e amazonas percorrerão 18 quilômetros com destino ao Parque de Exposições de Salvador, onde acontece o evento. Fruto da iniciativa dos criadores e organizado por eles, o ato vai movimentar a orla da capital e atrair a atenção dos que por ali passam.

A organizadora, Caroline Damasceno, informa que a concentração será às 12h, com saída prevista para as 14h, e chegada ao Parque de Exposições às 17h. Duzentos participantes farão o percurso. A atividade contará com o acompanhamento da Polícia Montada e Militar e da Transalvador, além de veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Tradição – Práticas tão importantes para a cultura nordestina, as cavalgadas fazem parte do calendário cultural e esportivo de vários municípios da região. Com o passar do tempo, se transformaram em uma mescla de amizade, aventura, devoção, fé, integração com os animais e muita coragem. Por ser uma atividade alegre, descontraída e, normalmente, bem organizada, a cavalgada é praticada por mulheres, homens, jovens, crianças e idosos. Ou seja, é uma tradição muito democrática e acessível.

Realizada pela Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), a Exporural 2019 segue até o próximo domingo (18) e  tem a expectativa de receber 100 mil visitantes, com ingressos a R$ 10 e entrada gratuita para crianças até 10 anos e idosos com mais de 60 anos. O evento tem entrada franca nos dias 10 (sábado), 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira). A feira acontece com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretária de Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com o sistema Faeb/Senar e os agentes financeiros BNB e Banco do Brasil. No domingo (11), Dia dos Pais, uma programação especial foi preparada para as famílias.

Veja mais