Cabelo elástico: veja o que você deve fazer para restaurá-lo

Cabelo elástico: veja o que você deve fazer para restaurá-lo
Cabelo elástico: veja o que você deve fazer para restaurá-lo

Cabelo elástico: veja o que você deve fazer para restaurá-lo

A vaidade das mulheres e o desejo de ter um cabelo perfeito fazem com que elas procurem tratamentos capilares que incluem procedimentos químicos, como clareamento e alisamento. Esses procedimentos não representam um risco para a saúde ou danificam seriamente o cabelo se aplicados corretamente, mas nem sempre é o caso.

Às vezes, devido ao excesso de produto, aplicação incorreta, falta de teste nas mechas ou má qualidade da marca, pode fazer com que os cabelos fiquem com um efeito elástico ou emaranhado, o que só dá vontade de sentar e chorar!

Mas a boa notícia é que existem maneiras de recuperar os cabelos, com um pouco de paciência e os cuidados necessários para proceder da maneira certa. Atenção, pois no final do artigo falaremos também de um método que está se popularizando, mas na verdade é perigoso para a saúde. Continue lendo.

>>Esfoliação capilar: benefícios dessa técnica para o cabelo e como fazer

Faça a agenda do cabelo

Se o seu cabelo sofreu efeito elástico ou emaranhado após um procedimento químico, a primeira coisa que você deve fazer é interromper o uso de quaisquer outras substâncias químicas e também fontes de calor no cabelo.

Isso inclui coloração de cabelo, retoques de alisamento, além de descoloração, secador de cabelo, chapinha e babyliss. . Pare tudo e comece a fazer uma programação para o cabelo.

Este método não é usado apenas para recuperar bloqueios danificados. Isso sempre pode ser feito, com a orientação do seu cabeleireiro, como forma de manter os cabelos hidratados, nutridos e fortes.

Mas neste caso, é necessário atuar com um pouco mais de intensidade para que o programa capilar recupere os cabelos o mais rápido possível. Veja as recomendações:

>>Hidrate e elimine rugas com esse creme caseiro de morango e coco

Hidratação

O cabelo danificado fica absolutamente seco e desnutrido. Portanto, ele precisa ser hidratado novamente para recuperar a umidade. Dessa forma, comece a hidratar os cabelos com produtos para essa finalidade que contêm muita glicerina, proteínas hidrolisadas e vitaminas.

Nutrição

Além da hidratação, o cabelo também precisa recuperar lipídios e oleosidade natural. Use suas próprias máscaras para esse fim, ricas em óleos à base de manteiga de karité, manteiga de murumuru, manteiga de cacau, manteiga de copoasu, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de medula, óleo de argan e óleo de amêndoa.

Procure por produtos naturais ou fórmulas que contenham esses óleos poderosos para a recuperação e nutrição do cabelo.

Reconstrução

Para reconstruir a fibra capilar, junto com hidratação e nutrição constantes, escolha produtos adequados para esse fim e ricos em queratina, que é um componente natural dos fios responsável por sua resistência e elasticidade.

Veja como planejar seu horário de cabelo (horário):

>>Máscara adesiva caseira para remover cravos e impurezas da pele

1. Cronograma para cabelos em estado crítico

  • 1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
  • 2ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
  • 3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
  • 4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2. Programação para cabelo elástico

  • 1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
  • 2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição
  • 3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
  • 4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3. Programe para cabelos quase recuperados ou já saudáveis

  • 1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
  • 2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
  • 3ª semana: hidratação – hidratação – reconstrução
  • 4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

>>Espinha interna: como removê-la e o que fazer para evitá-la

Importante: converse com seu cabeleireiro para identificar o estado de seus cabelos e definir os períodos e intervalos de cada reconstrução, já que o excesso de queratina também faz mal. O calendário deve ser alterado conforme o cabelo se recupera.

Ao comprar produtos para a recuperação dos cabelos, procure marcas de boa origem e não vá pelas mais baratas, pois no final pode sair mais caro. Valorize a boa qualidade e conte com a ajuda de um profissional para garantir o sucesso do seu tratamento.

Vale lembrar que os dados apresentados neste artigo não substituem a opinião de um especialista. Consulte sempre um profissional o que é melhor para o seu cabelo, pois cada um é diferente e pode reagir de forma diferente ao referido.

>>Máscara de cenoura para hidratar e acelerar o crescimento do cabelo