Brasil declara estado de calamidade devido a incêndios no Pantanal

Brasil declara estado de calamidade devido a incêndios no Pantanal
Brasil declara estado de calamidade devido a incêndios no Pantanal | EFE

Brasil declara estado de calamidade devido a incêndios no Pantanal

Os piores incêndios em 20 anos no Pantanal brasileiro, considerado a maior zona úmida do planeta, obrigaram as autoridades regionais de Mato Grosso (centro-oeste) a declarar esta segunda-feira “um estado de calamidade”.

>Câmara pode votar nesta semana modificações no Código de Trânsito

Situação essa que facilita a liberação imediata de recursos e permite, pela Constituição Brasileira, solicitar a intervenção do Exército, da Aeronáutica e dos organismos nacionais que se façam necessários neste tipo de situação.

Enquanto isso, dezenas de voluntários e bombeiros de Mato Grosso arriscam suas vidas para salvar animais que fogem do incêndio que se arrasta pelo Pantanal, cuja cobertura vegetal diminuiu em pelo menos 15% somente neste ano.

>Renda Brasil: Governo quer incluir o programa na Constituição

LINHA DE FRENTE

Enquanto esperam por mais recursos, equipamentos e apoio do governo federal para o combate aos incêndios florestais, voluntários e socorristas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil sabem que estão em desvantagem diante do incêndio.

Voluntários, em sua maioria guias turísticos, donos de pousadas, pequenos agricultores e pessoas que, sensibilizadas com a emergência, têm viajado de estados como São Paulo (sudeste) ou Bahia (nordeste) para ajudar no trabalho de resgate de animais.

Além de resgatar animais como ouriços, pássaros grandes, veados, crocodilos, crocodilos, marsupiais, búfalos, tamanduás e até onças (o maior felino do continente americano e que tem seu maior habitat na região), os voluntários também arriscam seus vive para preservar a precária infraestrutura daquela área.