Bolsonaro defende setor brasileiro em discurso ao G20

Bolsonaro defende setor brasileiro em discurso ao G20
Bolsonaro defende setor brasileiro em discurso ao G20

Bolsonaro defende setor brasileiro em discurso ao G20

A Cúpula dos 20, mais conhecida como G-20, encerrou sua edição este ano com um discurso do Rei da Arábia Saudita Salmán bin Abdelaziz , anfitrião do fórum virtual, além do compromisso dos líderes mundiais com lidar com a emergência devido à pandemia Covid-19 de maneira eficaz e inclusiva.

Muitos ressaltaram a necessidade de também garantir que a recuperação global seja inclusiva e sustentável e de combater as mudanças climáticas, como a cúpula do Grupo dos 20 de dois dias .

O presidente Jair Bolsonaro defendeu a agricultura nacional em seu discurso. Ele disse que a conservação ambiental deve ser combinada com prosperidade econômica e social.

Bolsonaro afirmou que o Brasil se tornou um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo, o que seria resultado de inovações e de ganhos de produtividade decorrentes das melhorias do processo produtivo no setor.

“Hoje, nosso país exporta volume imenso de produtos agrícolas e da pecuária, sustentáveis e de qualidade. Alimentamos quase 1,5 bilhão de pessoas de pessoas e garantimos a segurança alimentar de diversos países.”

O presidente disse ainda que o desenvolvimento sustentável passa pelas ações com 4 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e remover. “Entendemos que esforço deve ser concentrado no primeiro “R”, que é a redução das emissões de carbono. No cenário mundial, somos responsáveis por menos de 3% da emissão de carbono, mesmo sendo uma das 10 maiores economias do mundo”, acrescentou.

O presidente destacou que tem aberto a economia brasileira a agentes estrangeiros com o objetivo de integrar o país aos fluxos mundiais de comércio e investimentos. Ele citou como exemplo o esforço para o fechamento do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, além de acordos com países como Estados Unidos, Coreia do Sul e Canadá.