Benefícios do leite de castanha e como fazer de castanha-do-pará e de caju

Benefícios do leite de castanha e como fazer de castanha-do-pará e de caju
Benefícios do leite de castanha e como fazer de castanha-do-pará e de caju – Reprodução

Benefícios do leite de castanha e como fazer de castanha-do-pará e de caju. Leite de castanhas é uma bebida vegetal muito utilizada para substituir o leite no estilo de vida vegano e também por quem não pode ingerir lactose.

Cada vez mais popular no mercado, é possível encontrar essa bebida nos supermercados, mas também é bem fácil prepará-la em casa, o que é mais econômico, além de mais fresco, pois você controla a data de fabricação e validade.

Veja quais são os benefícios e também receitas para fazer versões com diferentes tipos de castanhas.

Benefícios

As castanhas de todos os tipos são frutos oleaginosos que têm como principal característica serem ricos em gorduras saudáveis para o organismo humano.

As gorduras, também chamadas de lipídios, estão entre os macronutrientes essenciais que todo mundo precisa ingerir todos os dias para a boa manutenção da saúde.

Além disso, o leite de castanhas, tanto do pará quanto de caju, é uma bebida rica em vitamina K, magnésio, selênio e ferro, nutrientes que exercem importantes funções para a boa saúde.

Ou seja, não há qualquer malefício no consumo desse tipo de bebida. Inclusive, se quiser comprar uma versão industrializada, pode conseguir tipos fortificados com ainda mais vitaminas e minerais para reforçar o seu plano alimentar.

 – Kombucha: Entenda os benefícios, como fazer e como tomar esta bebida

Claro, não se pode esquecer que essas bebidas são isentas de lactose, a proteína do leite que faz muitas pessoas sofrerem com sintomas desagradáveis ao ingerir.

Então, a bebida de castanhas é um ótimo substituto em diversas receitas para quem não quer ou não pode ingerir a lactose.

Como fazer leite de castanhas de diferentes tipos

Como viu, só há motivos para incluir um leite de oleaginosas na sua rotina alimentar, mesmo que não seja vegano nem tenha problemas com o consumo da lactose.

Você pode ao menos experimentar uma dessas receitas e começar a utilizar em outras receitas para ampliar as possibilidades do seu cardápio, até porque são bem fáceis de fazer em casa.

Como fazer leite de castanha-de-caju

Receita leva somente as castanhas e água. O segredo está no preparo. Depois de pronto é só deixar na geladeira e consumir como o leite de vaca.

Ingredientes

Castanhas-de-caju cruas: 1 xícara (chá);
Água filtrada: 720 ml ou a gosto para dar a consistência desejada.

Modo de preparo

Coloque as castanhas em uma tigela e cubra com água para que elas amaciem. Deixe de molho por 8 horas;
Passado esse tempo, escorra as castanhas da água e lave-as bem em água corrente;
Coloque as castanhas no liquidificador e adicione a água. Bata tudo durante 1 minuto;
Passe o leite batido por uma peneira e está pronto. Armazene em um frasco de vidro esterilizado e bem fechado na geladeira.

 – Formas diferente de consumir o chá de canela e aproveitar os benefícios

Receita de leite de castanhas-do-pará caseiro

Essa receita do Presunto Vegetariano é tão simples quanto a primeira. Vale a pena experimentar os dois para saber de qual sabor você vai gostar mais, sendo que ambos são adocicados e suaves.

Ingredientes

Castanhas-do-pará: 1 xícara (chá);
Água filtrada: 3 xícaras (chá);
Água: para deixar as castanhas de molho.

Modo de preparo

Coloque as castanhas-do-pará em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas;
Escorra, lave e coloque em um liquidificador juntamente com a água filtrada e bata por 1 minuto;
Em seguida coe em peneira bem fina, tecido ou use um filtro de pano. Se necessário, coe mais uma vez, para ficar bem fino. Está pronto!

 – Descubra benefícios do Chá de Banana que vão te fazer beber sempre

Veja mais