Argila branca: conheça as diferentes formas de uso desse ingrediente natural

Argila branca: conheça as diferentes formas de uso desse ingrediente natural
Argila branca: conheça as diferentes formas de uso desse ingrediente natural

Argila branca: conheça as diferentes formas de uso desse ingrediente natural

A argila branca, como o resto das argilas, tem propriedades terapêuticas para a pele devido ao seu efeito desinfetante, purificante, desintoxicante e calmante. É por isso que são usados ​​há séculos para melhorar a aparência da pele. Ressalta-se que esse tipo, também conhecido como caulim, pode ser usado interna ou externamente.

Benefícios da argila branca

A argila branca é indicada, sobretudo, para peles secas com tendência a descamar e envelhecer. No entanto, também é eficaz em peles sensíveis devido às suas propriedades curativas e calmantes. Quanto à textura, é mais fino que o verde, embora seja muito semelhante ao talco. Seus usos estão listados abaixo.

Máscara facial

Devido às suas diversas propriedades, a argila branca é utilizada em tratamentos de beleza com foco no rejuvenescimento da pele. Com a sua aplicação consegue-se maior maciez e maciez no rosto, além de eliminar as impurezas, regenerar a pele e trazer luminosidade ao rosto. Tudo junto dá uma aparência mais saudável.

Desodorante natural

A argila branca em formato de pó de talco é utilizada como desodorante natural devido às suas propriedades anti-sépticas e capacidade de absorção. Por este motivo, é frequentemente utilizado para tratar a transpiração excessiva e maus odores. Desta forma, a probabilidade de sofrer de câncer também é reduzida pela não utilização de antitranspirantes industrializados.

Shampoo

Reduz a oleosidade do couro cabeludo ao absorver sebo desnecessário da pele quando usado como shampoo. Mas também pode ser usado como máscara para adicionar óleos essenciais e outros produtos.

Creme para gestantes

Não é agressivo para a pele e não é contra-indicado durante a gravidez. A argila branca pode ajudar a reduzir as estrias, tão comuns durante a gravidez e após o parto.

Digestivo

A argila branca também pode ajudar o corpo por dentro. Tem efeitos positivos no sistema digestivo porque pode absorver vírus, bactérias, gases e toxinas. Desta forma, reduz o inchaço e as intoxicações alimentares, atua como protetor gástrico e regula a acidez e o pH.

Como você deve usar

Se quiser usá-lo para a pele, é melhor na forma de máscara ou pasta. Nesse caso, pode ser feito sozinho ou com outros ingredientes naturais.

Se quiser prepará-lo sozinho, deve-se misturá-lo com água até ficar com uma textura cremosa. É aplicado na pele e deixado agir por 20 minutos. Depois, tem que tirar com bastante água e hidratar a pele.

Contra-indicações

A argila branca não é tóxica, mas se for usada ou consumida em excesso, como muitos outros alimentos e produtos, pode causar efeitos colaterais. O mais conhecido é a irritação da área onde é utilizado.

No caso de crianças, é melhor consultar um pediatra para seu uso. E em qualquer caso é necessário evitar que entre em contato com os olhos ou as mucosas dos mais pequenos.

Se for para ingerir, é preferível consultar um médico para que ele indique qual é a argila certificada.

Dica final

Lembre-se de que os conselhos fornecidos neste artigo são meramente informativos e em nenhum caso substituem a consulta médica. Portanto, em caso de dúvida, consulte um dermatologista.

Se a argila branca nunca foi usada, é sempre recomendável começar com o uso mais extenso, que é cosmético.

Veja mais