Aprenda como clarear naturalmente o cabelo sem danificar os fios

Aprenda como clarear naturalmente o cabelo sem danificar os fios
Aprenda como clarear naturalmente o cabelo sem danificar os fios

Aprenda como clarear naturalmente o cabelo sem danificar os fios.

Se você quiser que a cor do seu cabelo pareça mais clara e brilhante, pode pensar em branquear e clarear. Mas este é um processo bastante complexo e se não tiver ninguém para te ajudar, pode ser melhor ir a um profissional, ou também podes tentar clarear o cabelo de forma natural e sem o danificar, através dos conselhos que te oferecemos a seguir.

>>Máscaras caseiras com óleos naturais para evitar a queda de cabelo

Como clarear a cor do cabelo sem danificá-lo

Um pouco de luz e alguns reflexos podem tornar sua aparência não apenas mais brilhante, mas também dar ao seu cabelo um pouco de “vida” no outono e inverno. No entanto, clarear o cabelo é um processo químico bastante complexo que requer um alto nível de habilidade.

Por quê? Porque um ingrediente alcalino (geralmente amônia) deve ser usado para abrir a cutícula, a camada mais externa do fio de cabelo. Isso permite que o clareador penetre no cabelo e faça seu trabalho, de forma que você possa usar o cabelo claro do jeito que quiser.

Neste ponto, o descolorante que você usa quebra o pigmento do seu cabelo de forma que a luz reflita através dele e a cor da tinta que você aplica depois (que geralmente é loira) assenta bem.

Do exposto, você deve saber que qualquer produto químico clareador que você aplique no cabelo pode quebrar entre 15 e 20% das ligações dissulfeto de proteína no cabelo. Como seu cabelo é composto por 80% de proteína, essa etapa não pode ser realizada sem saber como combater essa perda de proteína. Na verdade, é aqui que você pode danificar seu cabelo.

Cabelereiro profissional

O ideal é ter um estilista profissional, mas se quiser fazer em casa não precisa de misturar produtos químicos, pensando que é um grande cabeleireiro. Então a melhor coisa que você pode fazer, se você comprar um kit para clarear os cabelos, deve seguir todas as instruções da embalagem conforme indicado, respeitando os tempos de colocação.

Outra coisa importante a fazer ao terminar de descolorir o cabelo é aplicar uma máscara hidratante para selar as cutículas e garantir que o cabelo não resseque e não perca as proteínas de que falamos anteriormente. Só então você também pode aplicar a tinta loira desejada e deixá-la linda e também hidratada.

>>4 receitas naturais para escurecer o cabelo brancos sem recorrer a produtos químicos

Máscara de mel e canela para clarear o cabelo

E caso você queira clarear os cabelos com uma solução 100% natural, nada como fazer uma mistura de mel e canela, dois ingredientes que juntos podem fazer algo mágico acontecer desde os vestígios de peróxido de hidrogênio no mel Eles são ativados pela canela, e quando a máscara é aplicada ao cabelo por tempo suficiente, você pode aplicar o cabelo em até duas tonalidades.

Desta forma, aconselhamos a criar uma máscara combinando 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de canela e 1 colher de sopa de azeite (para hidratação adicional). Se estiver muito grosso, adicione um pouco de condicionador. Você deve aplicá-lo no cabelo por 4 horas e depois lave como de costume. Você vai verificar aos poucos e se aplicar a máscara todas as semanas, se o seu cabelo está clareando naturalmente.

Por outro lado, existe o remédio de lavar o cabelo com camomila diariamente. Um “truque” que sempre foi conhecido e que também é eficaz para clarear os cabelos naturalmente. Assim, você pode fazer uma infusão com dois envelopes de camomila e misturar com o shampoo. Você vai notar como a lavagem após a lavagem e progressivamente o cabelo fica mais claro.

>>Com este truque simples, você pode iluminar seu cabelo naturalmente

Veja mais