Apple trabalha em seu próprio modem de celular para futuros iPhones

Apple trabalha em seu próprio modem de celular para futuros iPhones
Apple trabalha em seu próprio modem de celular para futuros iPhones

Apple trabalha em seu próprio modem de celular para futuros iPhones. A gigante da tecnologia já começou a construir seu próprio modem de celular, um movimento que permitirá reduzir sua dependência de fornecedores externos.

Em novembro, a Apple lançou seus novos laptops MacBook Air, MacBook Pro 13″ e Mac Mini, um lançamento que marcou uma mudança importante em sua história: deixou os processadores Intel para trás para incorporar o M1, o primeiro chip ARM desenvolvido internamente.

>>WhatsApp ataca a Apple e a acusa de práticas anticompetitivas

Agora, a empresa de Cupertino está se preparando para uma segunda transição de chipset focada em sua linha de dispositivos móveis. Esta semana, ela anunciou internamente que já está trabalhando em seu próprio modem celular para dispositivos futuros.

Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, fez a revelação durante uma reunião com funcionários da empresa. “Este ano, começamos o desenvolvimento de nosso primeiro modem celular interno que permitirá outra transição estratégica importante”, disse ele.

>>Apple é multada por propaganda enganosa de resistência à água no iPhone

“Investimentos estratégicos de longo prazo como esses são uma parte crítica para habilitar nossos produtos e garantir que tenhamos uma ampla gama de tecnologias inovadoras para o nosso futuro”, acrescentou Srouji.

O executivo também observou que a aquisição do negócio de modem para smartphone de US $ 1 bilhão da Intel em julho de 2019 ajudou a Apple a montar uma equipe de engenheiros de hardware e software para projetar e construir seu próprio componente.

Um modem celular é uma parte fundamental de um smartphone, pois permite fazer chamadas e conectar-se à internet por meio de redes móveis. Com essa mudança, a Apple reduziria sua dependência de fornecedores externos.

>>Apple reparará gratuitamente o iPhone 11 com falhas no touch screen

De acordo com a Bloomberg, a gigante da tecnologia vem contratando engenheiros da Qualcomm há anos para desenvolver o dispositivo.

Além disso, possui escritórios focados neste projeto nas cidades americanas de San Diego, Cupertino e Califórnia, bem como na Europa.

Eventualmente, com essa mudança, a Apple substituiria o uso de chips móveis da Qualcomm. A nova linha do iPhone 12 com tecnologia 5G é equipada com os componentes fornecidos pelo fabricante, enquanto, os modelos anteriores, utilizavam os suprimentos da Intel.

>>AirPods Max: Apple lança fones de ouvido com cancelamento de ruído