Apple desenvolveria próprio mecanismo de busca sob aliança com Google

Apple desenvolveria próprio mecanismo de busca sob aliança com Google
Apple desenvolveria próprio mecanismo de busca sob aliança com Google – Foto: TechJuice

Apple desenvolveria próprio mecanismo de busca sob aliança com Google.

Os reguladores antitruste estão investigando o acordo que o Google e a Apple têm para tornar o mecanismo de busca o padrão em iPhones com iOS 14.

A atualização do iOS 14 em muitos dos dispositivos da Apple, como o iPhone, trouxe uma mudança significativa na conhecida ferramenta de busca Spotlight, mas para muitos especialistas, isso também significaria uma mudança de emergência em face das pressões existentes para seu acordo com o Google.

>>A Apple anuncia melhorias em seu aplicativo Clips, recebendo sua maior atualização até o momento

Estes termos correspondem ao contrato atual, de acordo com algumas pesquisas, consiste em um pagamento de entre 8 e 12 bilhões de dólares por ano para o motor de busca do Google é o padrão em computadores fabricados em Cupertino.

Este acordo – que foi renovado em 2017 – pode cair devido a uma intervenção de monopólio, mas de acordo com o portal Financial Times, a Apple teria um ‘ás na manga’ se fosse forçada a desistir do acordo com a Mountain View.

O Plano B consistiria em nada menos do que seu próprio motor suportado pela capacidade de pesquisa na web da ferramenta Spotlight – criada pela Apple – lançada recentemente com a atualização do iOS 14.

>>Apple Music para Android é atualizado com as melhorias do iOS 14

Esta ferramenta tem uma abordagem mais próxima às pesquisas locais, como algum aplicativo oculto, conversas de texto, notas, etc. Muito poucas pessoas o usam para pesquisar resultados na web, mas ele pode fazer o trabalho.

De acordo com o Financial Times, especialistas do setor afirmam que a Apple já pode estar se posicionando sobre a necessidade de divulgar seus algoritmos de busca ao público, caso as investigações antitruste dos Estados Unidos se envolvam em seu acordo com o Google.

>>Novo emoji da máscara: Apple explica novidades da atualização do iOS