Aposentados e pensionistas devem atualizar os dados na base do INSS; veja o que é preciso

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem manter os dados atualizados no instituto. No último dia 23, a autarquia publicou uma nota na sua página na internet alertando que as informações como endereço, e-mail e telefone. precisam estar em dia.

“Toda comunicação é feita por carta ou e-mail, quando cadastrado”, explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Adriane comenta ainda que manter os dados em dia é de extrema importância, porque “caso o INSS precise comunicar com o segurado e não tiver sucesso, ele geralmente suspende o benefício até que o segurado apareça”.

Como fazer a atualização?

De acordo com o instituto, a atualização pode ser  feita através do canais que são: pelo site Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. No Meu INSS, é necessário fazer login, com uso do CPF e senha.

Passo a Passo

Ao acessar o site, na coluna à esquerda, o beneficiário deve clicar em “Alterar dados de contato”. Em seguida, abrirá uma tela com os campos de endereço, e-mail e telefone, que podem ser atualizados pelo usuário

Por telefone

O instituto ressalta que este serviço também está disponível na Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. O segurado deverá  informar dados como número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF  para realizar a atualização.

Não é prova de vida

Vale destacar que essa atualização de dados que está sendo tratada aqui não é a prova de vida feita anualmente  pelo INSS por aposentados e pensionistas que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.

A regra geral para este procedimento é que seja feito na instituição bancária em que o segurado recebe o benefício. Alguns bancos utilizam a data do aniversário da pessoa, assim como há os que convocam o beneficiário no mês anterior ao vencimento da prova de vida.

Para realizar a prova de vida basta apresentar um documento de identificação com foto como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, por exemplo. Algumas instituições financeiras já utilizam a inclusive, tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Com IG