Aposentados do INSS que receber ligação, WhatsApp e Cartas pedindo esses dados: vão roubar seu dinheiro

Aposentados do INSS que receber ligação, WhatsApp e Cartas pedindo esses dados: vão roubar seu dinheiro
Aposentados do INSS que receber ligação, WhatsApp e Cartas pedindo esses dados: vão roubar seu dinheiro

Aposentados do INSS que receber ligação, WhatsApp e Cartas pedindo esses dados: vão roubar seu dinheiro.

Aposentados, BPCs e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), estão cada dia mais se tornando alvo dos criminosos, que não se cansam de lesar esse beneficiários.

>Sindicato pressiona governo para INSS pagar décimo quarto (14º) de aposentados e pensionistas

Não é incomum encontrar tentativas de enganar os segurados do INSS, seja por meio de ligação, cartas ou SMS e o WhatsApp não é uma exceção. O objetivo dos indivíduos por trás desses ataques é sempre roubar o controle de contas e cartões de créditos das vítimas e, dessa maneira, ter acesso, em alguns casos ao dinheiro do benefício ou realizar compras com cartão de crédito ou débito e tomar até mesmo um alto valor de empréstimo em nome do segurado.

>Aposentados e pensionistas com pendencia recebem notificação do INSS: o que fazer?

Para aplicar esses golpes, os criminosos cibernéticos, usa sempre uma engenharia social. Eles enviam mensagens, links, fazem ligações, enviam cartas, nas quais eles se passam por representantes de órgãos oficiais com INSS, Governo e Secretaria da Previdência.

>Atenção aposentados e pensionistas: INSS faz novo adiamento

O Novo Golpe

Nos últimos dias, os golpistas tem feito ligações e enviado mensagens para aposentados, pensionistas e segurados do INSS. Se você receber mensagem ou ligação solicitando essas informações abaixo, é golpe para roubar seu dinheiro. Confira!

>Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial
>INSS faz 3 mudanças para a Prova de Vida dos aposentados e pensionistas

É golpe se você receber mensagem ou ligações que solicitam esses dados abaixo:

  • Foto do documento ou número do RG
  • Foto do documento ou número do CPF
  • Número do Benefício
  • Data de nascimento
  • Carteira de Trabalho
  • Dados do Cartão de Crédito
  • Dados do Cartão de Débito
  • Senhas

Importante: Nos casos em que criminosos enviam um link, o que eles procuram são informações de cartão de crédito. Se a vítima clicar no link que acompanha o SMS ou WhatsApp informando que sua conta foi bloqueada, ela será redirecionado para páginas maliciosas nas quais um número de cartão, data de nascimento, código de segurança e senhas são solicitadas.

>Nova autorização do INSS libera Prova de vida dos aposentados com representante não cadastrado
>Previsão do aumento dos salários dos Aposentados do INSS em 2021 é de 2,5%

A origem desses ataques é difícil de explicar. É provável que sejam grupos criminosos diferentes ou uma mudança de estratégia para ver qual dos golpes é mais benéfico para eles.

Fique atento a esse alerta do INSS

Deve-se lembrar que o INSS alerta frequentemente sobre esses tipos de golpes. O INSS nunca solicita informações pessoais, principalmente em ligação e nem envia links pelo WhatsApp ou SMS.

>Novos descontos fraudulentos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS

Para evitar esse tipo de fraude, o INSS explica que quando entra em contato com o cidadão, não pede este tipo de informação. “É importante ficar atento pois o INSS começou, na última quarta-feira (15), a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135 ou SMS, com as orientações sobre como proceder para o envio de documentação. O segurado será informado da pendência no requerimento para poder fazer o envio da documentação pelo Meu INSS”, afirma o INSS.

>Décimo quarto (14º) de aposentados do INSS pode ser aprovado sem passar pelas comissões

“Então, é preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135”, completa a nota do órgão.