Aposentado e pensionista já podem contar com serviço ‘Não Perturbe’ dos bancos

Os serviços de telemarketing de algumas  instituições financeiras costumam realizar ligações em horário impróprios, ficam importunando e tentando ao máximo para conceder empréstimo não é mesmo?Agora, os aposentados e pensionistas que não quiserem mais receber esses tipo de ligações com ofertas de crédito consignado têm uma saída.

Pois a iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor lançou nesta quinta-feira (02) o serviço “Não Perturbe” dos bancos.

Para isso, é preciso que segurado realize um cadastro no site do serviço os telefones fixos ou móveis vinculados ao número do CPF. O bloqueio passa a valer 30 dias após o procedimento, quando os bancos que aderiram ao sistema param de fazer chamadas telefônicas com as ofertas de empréstimos.

Ao todo, 23 bancos aderiram ao serviço, que integra uma iniciativa de autorregulação do setor bancário, segundo a Febrabran.

Ainda segundo a Febraban, as instituições financeiras que aderiram à iniciativa correspondem a cerca de 98% da carteira de crédito do país. Uma vez feito o cadastro, o bloqueio de chamadas abrange também os correspondentes bancários, ampliando o alcance da medida.

Além do ‘Não Perturbe’ a partir da iniciativa criou-se outras medidas de autorregulação do crédito consignado incluem a criação de uma base de dados para o monitoramento de reclamações causadas pela oferta inadequada de empréstimos, que contabilizará as queixas feitas nos canais internos dos bancos, no Banco Central ou através da plataforma consumidor.gov.

Com o objetivo de produção de um índice de qualidade, a Febranbran e AABC destaca que, ações judiciais também serão contabilizadas e será feito um mapeamento da governança e da gestão de dados de correspondentes bancários, que deverá ser divulgado a partir de fevereiro.

A Febrabran ainda ressalta que no caso de alguma infração por parte de algum correspondente, os bancos são obrigados a aplicar sanções, caso contrário ficam sujeitos a multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão.

Fraudes

É muito importante que aposentado ou pensionista fique atento para não ser vítima de fraude. No momento do cadastro, a plataforma do serviço “Não Perturbe” alerta que não possui aplicativos para smartphones, não envia e-mail com arquivos executáveis ou solicita dados pessoais ou bancários diretamente aos usuários.

As instituições financeiras que aderiram ao “Não Perturbe” dos bancos são: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.

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