Alerta aos segurados do INSS: golpe oferece superdesconto em boletos e conta de água e luz

Alerta aos segurados do INSS: golpe oferece superdesconto em boletos e conta de água e luz
Alerta aos segurados do INSS: golpe oferece superdesconto em boletos e conta de água e luz – Reprodução

Alerta aos segurados do INSS: golpe oferece superdesconto em boletos e conta de água e luz.

Os golpistas costumam se aproveitar de momentos de alta vulnerabilidade, como este vivido por nós, para praticar os mais variados tipos de fraudes e crimes.

O público que costuma ser o mais visado por estes criminosos são os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Portanto, esse grupo deve ficar sempre em alerta quando se trata de alguma novidade ou possível oferta tentadora.

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Dessa vez, o novo golpe, que vem fazendo diversas vítimas em vários locais do Brasil, ataca os cidadãos oferecendo uma vantagem que é quase impossível de ser recusada.

O fato de que grande parte dos segurados do INSS estão incluídos no grupo de risco dessa pandemia do novo Coronavírus, faz com que eles estejam mais susceptíveis a caírem em certas falcatruas. Leia atentamente as informações abaixo e fique por dentro de como funciona estes esquemas.

O golpe

A primeira abordagem dos estelionatários é feita através de um e-mail, SMS, Carta ou mensagem no WhatsApp. O conteúdo geralmente é composto por uma superoferta de um desconto especial de 50% na conta de água, luz, telefonia, boletos de escola e até mesmo do cartão de crédito.

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Confira um imagem que ilustra essa situação, logo abaixo:

Alerta aos segurados do INSS: golpe oferece desconto de 50% na conta de água e luz
Um exemplo de texto utilizado pelos criminosos.

Anexado à mensagem, são enviadas contas falsas de água, luz e telefonia idênticas a original, por exemplo, com desconto de 50% e, no texto,  justificam que o valor menor é devido ao momento crítico que o país vive. Ainda dizem que esta seria uma forma de ajudar os aposentados e pensionistas neste momento tão difícil.

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É assim que as vítimas se sentem convencidas, e acabam ficando empolgadas com a possibilidade de economia de um dinheiro extra. A partir do momento que é feito o pagamento do boleto, que contem um código falso, o crime está concretizado e o dinheiro vai direto para conta dos golpistas.

Bancos devem assumir prejuízo e devolver o dinheiro

Com a intenção de diminuir a probabilidade de sofrer esse tipo de golpe, o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Igor Marchetti, recomenda que os consumidores suspeitem quando há presença de erros de português ou diferenças na formatação dos boletos; verifiquem a existência de falhas no leitor de código de barras; evitem usar computadores públicos para esse tipo de transação; e instalem um antivírus no dispositivo.

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Mesmo assim, para Marchetti, o prejuízo do golpe deve ser assumido tanto pelo banco, quanto pela prestadora de serviços, já que, segundo o previsto no artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a partir do momento em que oferecem a forma de pagamento, assumem os riscos:

A recomendação é que o consumidor tire cópia e faça um boletim de ocorrência, mostrando o boleto e o comprovante de pagamento, bem como as mensagens de envio para o documento falso. Depois, entendemos que poderá contatar o banco e o prestador de serviço para ter reparação, pois estes também têm responsabilidade, já que fica evidente o conhecimento do golpista sobre o contrato de prestação de serviços.

Como não cair no Golpe

Boletos falsos trazem algumas características que podem ser facilmente checadas pelo usuário. Veja se os dígitos finais representam o valor do boleto: se são diferentes, é possível que seja golpe.

Caso seja uma cobrança recorrente, como a fatura da TV a cabo ou da escola dos filhos que costume vir com valor fixo; suspeite se houver alguma variação inesperada.  Confirme também seus dados pessoais, como CPF, e busque por erros de português e de formatação.

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Baixe o boleto sempre no site do credor

Sempre que possível, é importante baixar boletos diretamente no site do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança. Duvide sempre de boletos que chegam por e-mail, especialmente quando a mensagem traz um assunto como “Urgente” ou “Seu nome está no Serasa”.

Secretaria de Previdência reforça que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento.