A partir de agora, suas fotos e vídeos do WhatsApp podem desaparecer

A partir de agora, suas fotos e vídeos do WhatsApp podem desaparecer
A partir de agora, suas fotos e vídeos do WhatsApp podem desaparecer

A partir de agora, suas fotos e vídeos do WhatsApp podem desaparecer

O WhatsApp vem testando há algum tempo uma função que faz desaparecer o conteúdo multimídia que enviamos nos chats. Agora, a empresa já começou a lançar o recurso nas versões mais recentes do aplicativo, e isso pode levantar muitas dúvidas porque o conteúdo multimídia agora pode desaparecer sem aviso prévio.

>>Conheça os 10 aplicativos mais baixados: WhatsApp perde o trono

Esse recurso, chamado Expiring Media ( expira o conteúdo multimídia ), apareceu pela primeira vez no código do aplicativo em março. Em julho, o WhatsApp começou a testar o recurso no iOS versão 2.20.197.4 beta, com mudanças de interface onde mudava o tempo de desaparecimento com uma opção universal de 7 dias. Embora o recurso ainda não tenha alcançado a versão estável do aplicativo, os usuários beta do Android apenas o receberam na versão 2.20.201.1.

>>Torta de milho, cebola e queijo: uma receita muito fácil e rápida para almoço ou jantar

O WhatsApp já testa mensagens multimídia que desaparecem no Android

Esta função, assim como a de desaparecimento de mensagens, permite enviar conteúdos multimídia como imagens, vídeos ou fotos que desaparecem automaticamente assim que a pessoa que os recebeu sai do chat.

Pode lhe interessar: Passo a passo mostra como ativar o “Modo Invisível” no WhatsApp

Para enviar este conteúdo multimídia, um novo ícone aparecerá com um “1” e um ícone de cronômetro com um quarto esgotado, diferenciando-o do envio de conteúdo multimídia normal para evitar confusão no envio. O botão fica verde quando pressionado, permitindo que os usuários saibam que o conteúdo que enviarão desaparecerá assim que a outra pessoa o vir.

>>Muito fácil: assim você pode silenciar o status do WhatsApp de um contato

Este conteúdo não terá um cronômetro ou uma data de desaparecimento como a das mensagens, mas desaparecerá assim que a pessoa que o viu sair do chat. Além disso, quando desaparece, o conteúdo não deixa vestígios, ao contrário do que acontece ao eliminar uma mensagem enviada ou ao eliminar uma mensagem recebida do WhatsApp.

>>Infusões poderosas e eficazes para lavar o cabelo e acelerar o crescimento

O WhatsApp pode incluir uma detecção de captura de tela

No momento, não se sabe se o WhatsApp incluirá algum tipo de elemento de detecção de captura de tela . A ideia por trás dessa função é enviar conteúdo que não queremos que seja compartilhado ou passar mais tempo do que o necessário no celular de quem o recebe. Em aplicativos como o Snapchat, existem funções semelhantes que alertam sobre capturas de tela.

>>Os melhores truques para o status do WhatsApp

Como a função ainda está em desenvolvimento, o WhatsApp pode decidir adicioná-la no futuro, e provavelmente farão isso para evitar que as capturas sejam feitas , embora isso possa ser facilmente ignorado ao fotografar ou gravar a tela com um dispositivo externo, ou mesmo com a opção para gravar um vídeo da tela que muitos celulares incluem por padrão.

>>Como parar a queda de cabelo em mulheres e homens?

A empresa não anunciou quando o recurso estará oficialmente disponível, mas já tendo incluído em sua forma final, não deve demorar muito para chegar à versão estável. Além de beneficiar a privacidade do usuário, esse recurso economizará espaço de armazenamento para muitos usuários. O conteúdo que o WhatsApp também armazena temporariamente na nuvem será ligeiramente reduzido.

Veja mais