A melhor hora do dia para café da manhã, almoço e jantar

A melhor hora do dia para café da manhã, almoço e jantar
A melhor hora do dia para café da manhã, almoço e jantar

A melhor hora do dia para café da manhã, almoço e jantar

Há uma tendência de sempre olharmos para o que comemos, a composição nutricional dos alimentos e as calorias, mas o tempo dessas refeições é sempre relegado a segundo plano quando é quase tão importante quanto o conteúdo das mesmas. 

O café da manhã é o mais importante do dia porque irá fornecer ao organismo os nutrientes básicos e a energia de que necessita para se movimentar, mas não vamos descurar as outras duas refeições essenciais do dia, para além do lanche e do almoço. Abaixo detalhamos qual é o melhor horário do dia para tomar café da manhã, almoço e jantar.

A melhor hora do dia para café da manhã, almoço e jantar:

Para tomar café da manhã

Ao contrário do que muitos pensam, não é aconselhável tomar café da manhã logo após sair da cama. Alguns nutricionistas afirmam que é melhor atrasar o café da manhã uma hora depois de se levantar . É importante nunca pular a primeira refeição do dia, pois diversos relatórios científicos mostram os riscos que isso acarreta para a saúde.

Quanto ao conteúdo e valor nutricional do café da manhã, existem diferentes teorias. Alguns dizem que os melhores são aqueles ricos em gordura, como os que contêm bacon, ovos fritos e torradas, enquanto outros nutricionistas optam pelo desjejum com laticínios, cereais e frutas frescas .

A melhor hora para comer

Ao longo da semana cometemos o erro de comer em horários muito diferentes, seja por motivos de trabalho ou por vontade própria. O mais adequado seria respeitar certos horários fixos para que o corpo fique muito mais estável. O melhor horário é definido entre 13 e 15 horas . Mais tarde, haveria menos chance de perder peso.

No caso de optar por uma primeira e uma segunda, tentaremos que a entrada seja composta por vegetais e a segunda tenha pouca gordura mas é rica em proteínas como peito de frango, coelho, salmão, linguado ou ovos.

A melhor hora para jantar

Quando vamos dormir, nosso corpo não tem tanta facilidade para queimar calorias. É por isso que o jantar deve ser a refeição do dia em que consumimos menos calorias. Nem precisaremos de muita energia nas últimas horas do dia. Você não precisa ir para a cama muito cheio, mas também não tem fome . Existe um meio termo.

A melhor hora para a última refeição do dia é entre as 20 e as 21h30. Nunca mais tarde, se nossa intenção é ir para a cama por volta das 23h. Na Espanha, há uma tendência de jantar cada vez mais tarde quando comparado a outros países europeus ou em qualquer parte do mundo. Quanto ao conteúdo do jantar, o mais aconselhável é uma salada de folhas verdes, cubos de atum, peru grelhado com legumes, etc. Alguns especialistas em nutrição dizem que comer frutas frescas não é totalmente bom. Tentaremos distribuir a fruta ao longo do dia e não comeremos de repente as cinco peças que recomendam.

Veja mais