7 alimentos que você não deve reaquecer no microondas

7 alimentos que você não deve reaquecer no microondas
7 alimentos que você não deve reaquecer no microondas

7 alimentos que você não deve reaquecer no microondas

Sabemos que quando você não tem muito tempo para aquecer seus alimentos da maneira convencional, o mais fácil é usar o forno de microondas. No entanto, você deve levar em conta que existem alguns alimentos que liberam substâncias tóxicas se você aquecê-los dessa forma.

Se você aprecia sua saúde, é melhor não reaquecer esses sete alimentos no microondas.

>Truques para gelar latinhas de cerveja em 4 minutos sem colocá-las no freezer

Confira 7 alimentos que você não deve reaquecer no microondas

1.- Arroz

Embora possa parecer difícil de acreditar, o arroz reaquecido no microondas pode causar intoxicação alimentar. The Food Standards Agency, no Reino Unido, lembra que este alimento contém uma bactéria altamente resistente, denominada Bacillus Cereus. Embora o calor tenda a matá-lo, o reaquecimento do arroz pode produzir esporos bastante tóxicos, de acordo com descobertas do International Journal of Food Microbiology.

Quando o arroz sai do micro-ondas e volta à temperatura ambiente, os esporos que contém podem se multiplicar, especialmente porque a consistência úmida do arroz quente o torna um terreno ideal para a reprodução. Bacillus cereus é um tipo de bactéria que produz toxinas que podem causar diarreia ou náuseas e vômitos.

>Descubra as razões pelas quais você deve comer morangos todos os dias

Frango

Como o arroz, o frango é um alimento sujeito a bactérias. E embora você possa pensar que quando você o coloca no microondas, o calor os mata, a verdade é que não é o caso.  O frango é um alimento sujeito à contaminação por salmonela.

Ao cozinhar de forma convencional, é garantida a eliminação de bactérias com o calor. No entanto, o microondas não aquece todas as partes da carne uniformemente, então é mais provável que você fique com as bactérias sobreviventes.

>Descubra 8 coisas que você pode fazer com uma Coca-Cola: é realmente útil!

Ovos cozidos

Quer você os tenha descascado ou não, se você colocar um ovo cozido no microondas, a umidade interna cria um acúmulo extremo de vapor, de modo que o ovo pode estourar. O mais perigoso nisso não é que o ovo exploda no micro-ondas, mas que geralmente acontece quando você o tem na mão, no prato ou mesmo na boca. Se não tiver alternativa, recomendamos quebrar o ovo em vários pedaços antes de colocá-lo no forno.

>“Dieta da bola de algodão”: conheça o perigoso regime popular entre os adolescentes

Leite materno

Algumas mães costumam congelar e armazenar o leite materno. Porém, é importante lembrar que o leite não deve ser reaquecido no microondas em mamadeiras. O motivo é muito simples: o forno aquece de forma desigual, gerando “pontos quentes” que podem queimar a boca e a garganta do bebê.

Outro ponto a se considerar é que, quando colocado no microondas, o plástico libera substâncias cancerígenas.  É melhor reaquecer o leite materno em banho-maria.

>Adeus rugas e manchas: Essa receita simples com 2 ingredientes faz o serviço

Carne processada

Para ter uma vida longa, as carnes processadas geralmente contêm produtos químicos e conservantes. Quando colocadas no micro-ondas, essas substâncias podem ser muito mais prejudiciais à sua saúde.

Segundo pesquisas publicadas no Journal of Agricultural and Food Chemistry, ao ingerir carnes processadas que foram reaquecidas no microondas, nos expomos a fatores como o colesterol oxidado, relacionado ao desenvolvimento de doenças coronarianas.

>Siga estas dicas e deixe suas sobrancelhas mais finas com perfeição

Vegetais de folhas verdes

Se entre seus alimentos preferidos estão o espinafre, lembre-se que não é aconselhável reaquecê-los no micro. Alguns estudos mostram que, ao entrar nesse forno, os nitratos naturais das folhas verdes podem ser convertidos em nitrosaminas, que podem ser cancerígenas.

>Descubra o que acontece com sua saúde e a beleza se tomar chá de Alecrim todos os dias

>Confira o passo a passo para fazer esmalte usando sombras velhas

Veja mais