5 hábitos comuns que danificam a embreagem e reduzem sua vida útil

5 hábitos comuns que danificam a embreagem e reduzem sua vida útil
5 hábitos comuns que danificam a embreagem e reduzem sua vida útil

5 hábitos comuns que danificam a embreagem e reduzem sua vida útil

Em um carro, a embreagem permite ao motorista controlar a transmissão do torque do motor para as rodas, por meio do atrito. Este item tem durabilidade limitada. Existem hábitos de condução que afetam a sua durabilidade e que devem ser evitados.

>>Como usar vinagre de maçã para remover rugas

1. Dirigir com o pé no pedal da embreagem

Este pedal só deve ser usado ao mudar de marcha, frear, dar partida, mas não o tempo todo. O hábito de deixar o pé sobre ele provoca um desgaste acentuado em todo o sistema veicular. Isso ocorre porque ele força as molas de pressão desnecessariamente.

>>Molhe os pés com vinagre: Você vai adorar o resultado!

2. Deixe o pedal ativado ao parar no semáforo

Outro hábito prejudicial é manter o pé no pedal da embreagem, com o motor funcionando e a marcha engatada, ao parar em um semáforo ou em um congestionamento. É por isso que os veículos com transmissão manual param o motor quando esta embreagem é pressionada e ele liga novamente quando é pressionada novamente.

A coisa certa a fazer seria colocar a transmissão em ponto morto e puxar o freio. Ou seja, só ative o carro na hora de se mover novamente.

>>Produtos que não devem ser aquecidos no microondas

3. Fazer meia embreagem em uma subida

Essa prática frequente pode se desgastar e encurtar a vida útil do carro. O ideal é usar o freio de mão em uma subida. Isso economiza componentes da embreagem e oferece mais segurança.

>>É assim que você faz amaciante caseiro para suas roupas

4. Gire em alta velocidade

Essa prática coloca uma carga muito grande no sistema. Além disso, força a transmissão e o próprio motor, que podem apresentar pré-ignição e sofrer avarias. O consumo também aumenta. O ideal é usar a marcha correta, entre 2.000 e 3.000 rpm.

>>Pizza com cebola caramelizada: uma explosão de sabor

5. Gire com excesso de carga

Esse hábito se aplica a quem dirige vans, vans, caminhões, veículos utilitários ou quem transporta cargas. Uma carga maior que a recomendada em cada manual para cada veículo gera excesso de torque neste sistema. Muito peso também compromete a suspensão e os pneus.

Veja mais