5 erros ao preparar seu café que você deve evitar

5 erros ao preparar seu café que você deve evitar
5 erros ao preparar seu café que você deve evitar/ Nação Agro

5 erros ao preparar seu café que você deve evitar

O café caseiro todas as manhãs pode ser ainda melhor se você evitar alguns erros comuns ao preparar a bebida que a tornam tão boa quanto sua cafeteria favorita.

Neste artigo listamos 5 erros que geralmente cometemos ao preparar o café e que compromete o sabor final. Confira abaixo e certamente você vai ficar craque na preparação desta bebida tão popular consumida no mundo inteiro.

>>Descubra o que o óleo essencial de baunilha pode fazer pela sua saúde

1. Água que não está quente o suficiente

A temperatura da água é muito importante para extrair o máximo de sabor dos grãos de café moídos. Idealmente, deve estar entre 195 a 205 ° F, não quente.

Muitas cafeteiras comerciais nunca atingem a temperatura ideal. Você pode usar um termômetro ou uma chaleira com um embutido. Outra opção é usar o método de vazamento (Chemex ou filtro de cerâmica). Especialistas em café recomendam ferver a água, derramar sobre o café e deixá-lo em infusão por três a quatro minutos.

>>O que é água alcalina e como ela ajudaria na saúde

2. Use muito café para uma bebida forte

Um erro comum é usar muito café para fazer uma bebida mais forte , o que deixará o gosto mais ácido, não será mais forte nem melhor. Em vez de usar muito café, opte por uma torra mais leve.

Tostado leve, sabor leve tostado e maior acidez. Os torrados escuros que produzem têm baixa acidez e um sabor amargo de torrado.

Quanto à cafeína, é um mito que assados ​​mais escuros contêm um nível mais alto de cafeína do que grãos mais leves. Os assados ​​mais leves têm uma concentração ligeiramente superior.

>>Descubra como manter o coentro fresco por muito mais tempo

3. Usando pó de café velho

As datas de tostagem e moagem são importantes para o aroma e sabor da sua bebida. Os grãos de café começam a liberar seus sabores no momento em que os grãos de café são moídos. O café moído fica melhor duas semanas após a abertura.

É melhor moer enquanto a água está esquentando, mas se você não tiver um moedor de café em casa, moa os grãos na loja. Quanto à torrefação, o ideal é usar grãos torrados nas últimas três semanas. Verifique a data da torrefação na embalagem dos grãos.

>>Descubra quantos copos de água de coco pode beber por dia e seus benefícios

4. Moagem inadequada

Uma moagem média é comumente usada para cafeteiras automáticas. Uma moagem fina para expresso e uma moagem grossa são usadas nas prensas de café. Embora cientistas que procuraram uma forma de fazer o espresso perfeito com sabor intenso, descobriram que a moagem grossa é a melhor para essa bebida .

Quando os grãos são finamente moídos, as partículas são tão pequenas que em alguns lugares obscurecem o espaço por onde a água deveria fluir. Portanto, se moermos um pouco mais grosso, podemos acessar todo o leito e obter uma extração mais eficiente.

>>Truque para trazer de volta a “crocância” das cenouras murchas

5. Não cuidar das medidas de café e água

Medidas sugeridas: 2 colheres de sopa de café para cada 3 xícaras de água. Isso vai resultar em um café ousado e assertivo, mas não tão forte quanto o expresso

Por último, não se esqueça que para desfrutar da melhor qualidade do seu café também tem que cuidar da sua arrumação. Coloque os grãos ou o café moído em um recipiente hermético e opaco, em temperatura ambiente, longe da luz solar e sem umidade, a geladeira não é o seu melhor lugar.

>>Chá de cabelo de milho: descubra os benefícios para seu corpo

Veja mais