5 dicas básicas e poderosas para evitar cabelos ressecado no verão

Verão é uma das épocas mais desejadas do ano, mas também é quando os cabelos mais sofrem com os efeits do sol, da água salgado e do cloro da piscina! Seja qual for o tipo do seu cabelo, ele pode ficar ressecado, com frizz, quebradiço e com brilho. A boa notícia é que há dicas básicas que podem proteger os fios do sol e que não demandam muito tempo da sua rotina. Confira na matéria!

Sol, água salgada e água da piscina são os maiores vilões dos cabelos do verão, mas é praticamente impossível curtir a estação sem se deparar com eles, né? A dica é ter um bom cronograma de cuidados capilares para manter a hidratação das madeixas em dia, seja qualquer o tipo delas. O Purepeople conversou com a dermatologista especialista em cabelos Fernanda Casagrande, que deu algumas dicas para você colocar em prática neste verão!

1 – Proteja os cabelos com um óleo

O óleo de cabelo e o reparador de pontas não servem apenas para dar brilho aos fios depois da lavagem. Eles também são ótimos aliados na proteção contra a água do mar e da piscina. “O óleo forma um filme protetor nas fibras, evitando que as cutículas se abram”, explica a dermatologista. Por isso, antes de mergulhar, aplique um pouco do produto da raiz até as pontas das madeixas.

2 – Aposte em truques na hora da lavagem

Segundo Fernanda Casagrande, alguns truques caseiros podem prevenir o ressecamento dos cabelos no verão. Uma delas é usar o vinagre para dar aquele brilho que costuma ser perdido durante a estação. “Depois de lavar os cabelos e hidratar, pode diluir uma colher de sopa de vinagre em 500ml de água. Jogue em todo o cabelo e não enxague. Os cabelos ficam brilhantes e soltinhos!”, ensina.

3 – Faça hidratação no cabelo depois de tomar sol

A clássica hidratação com máscaras de tratamento não devem ser deixadas de lado nessa época do ano, já que são elas que vão devolver a água e os nutrientes perdidos pelos fios. A dica é aplicar as máscaras depois de um dia de praia ou piscina, para evitar frizz e frios quebradiços ao longo do verão.

4 – Cabelos com coloração precisam de mais cuidados

Além do desbotamento, os cabelos com coloração costumam sofrer com o ressecamento, já que os fios são mais sensíveis por conta da química. Para proteger, a especialista dá as dicas. “Existem protetores térmicos que ajudam como reparadores e protegem a cor. Deve-se evitar expor os cabelos por longos períodos no sol, nestes casos o chapéu pode ser um excelente protetor”.

5 – Chapéu é acessório trend para os cabelos

De palha ou de tecido, os chapéus deixam os looks de verão mais estilosos e ainda protegem o couro cabeludo e os fios do sol e do vento! Os favoritos da vez são os chapéus bucket (ou chapéu de pescador) e o chapéu pequeno de palha, que têm uma pegada minimalista e retrô. Você pode usar o acessório na praia e na piscina quando quiser tomar sol por um longo período.

Fonte: Terra

Veja mais