5 benefícios do chá de açafrão e como prepará-lo corretamente

5 benefícios do chá de açafrão e como prepará-lo corretamente
5 benefícios do chá de açafrão e como prepará-lo corretamente

5 benefícios do chá de açafrão e como prepará-lo corretamente

A raiz da cúrcuma é conhecida como ‘ouro indiano’. Esse ouro que vem da planta do açafrão tem vários benefícios, como poder antiinflamatório, antioxidante, antibacteriano e digestivo.

>Isso é o que acontece se você beber água de hibisco em excesso

A curcumina é seu composto ativo mais importante por ser um polifenol diretamente responsável por seus múltiplos benefícios à saúde e beleza.

Uma forma de consumir o açafrão, além do tempero, é por meio de infusões. Desta forma, você pode desfrutar de seu sabor característico e obter todas as virtudes.

>Microondas: o perigo que você corre ao colocar alimentos em vasos de plástico

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (400 ml)
  • 1 colher de chá de açafrão (6 gr)
  • Honey (opcional)
  • Gengibre (opcional)

>O truque para cortar cebola com facilidade e rapidez

Preparação

  • Despeje as 2 xícaras de água em uma panela e leve ao fogão em fogo alto
  • Quando estiver fervendo, abaixe o fogo para médio baixo, acrescente a colher de chá de açafrão e mexa bem. Se você quiser adicionar propriedades extras e sabor à bebida, nesta etapa você pode aplicar 2 fatias de gengibre
  • Cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 a 10 minutos
  • Coe o chá no recipiente em que você vai consumi-lo
  • Se desejar, adoçar com mel

>Esta máscara caseira de laranja e aveia é perfeita para pele oleosa

Estes são os benefícios de beber chá de açafrão:

De acordo com um estudo publicado na Springer Plus, ele detalha que um de seus benefícios é que ajuda a aliviar os sintomas da artrite. Essa condição ocorre quando a cartilagem que protege as articulações se deteriora gradualmente, causando danos ao osso.

>Remova manchas e rugas da pele com este sabonete caseiro de salsa

A cúrcuma também ajuda a prevenir o Alzheimer , conforme coletado pelo portal mejorconsalud.com e coleta informações de uma publicação do Centro de Pesquisa de Alzheimer , que sugere que a curcumina reduziria a perda de marcadores sinápticos e o acúmulo de amilóides. Ambos estão relacionados ao desenvolvimento da patologia.

Outro benefício do chá de açafrão é que ele pode ajudar a estimular o sistema imunológico . Uma revisão publicada no Journal of Clinical Immunology sugere que seu consumo teria resultados positivos para o tratamento de doenças autoimunes.

>Descubra por que você deve consumir hortelã-pimenta todos os dias

Um terceiro benefício é o seu efeito cardioprotetor. De acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal, a cúrcuma e a curcumina mostraram-se eficazes na redução do risco de doenças cardiovasculares.

Finalmente, consumir chá de açafrão ajuda no tratamento da uveíte, que é a inflamação e vermelhidão da camada média do globo ocular. Uma investigação publicada na Clinical Ophthalmology comenta que este componente da cúrcuma pode ser um adjuvante na terapia para melhorar esta condição. (S)

Veja mais