4 usos diferentes para o bicarbonato de sódio na cozinha

4 usos diferentes para o bicarbonato de sódio na cozinha
4 usos diferentes para o bicarbonato de sódio na cozinha

4 usos diferentes para o bicarbonato de sódio na cozinha.

O bicarbonato de sódio é um composto que pode ser encontrado como mineral na natureza, mas também pode ser produzido artificialmente. É muito valioso na cozinha devido aos seus múltiplos usos, não só para alimentos, mas também para limpeza ou como alcalinizante, ou seja, também tem usos medicinais.

>>Coloque apenas um ingrediente da cozinha no shampoo para seu cabelo ficar bonito

Portanto neste artigo compartilhamos cinco usos que você pode dar a este mineral.

Usos do bicarbonato de sódio

1. Para aliviar a azia

O bicarbonato de sódio é um mineral alcalinizante, o que significa que neutraliza a acidez e regula o pH do estômago, o que é eficaz no combate ao refluxo ácido.

Basta adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna, dissolver bem para que o bicarbonato se integre ao líquido. Esta bebida é tomada uma vez ao dia para eliminar o desconforto e nunca deve ser usada com o estômago cheio.

>>O que é água alcalina e como ela ajudaria na saúde

2. Como fermento

Quantas vezes não encontramos o ingrediente “fermento em pó” nas receitas de pastelaria e muitas vezes não o temos em casa? Bem, o bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento,  pois quando misturado a outras substâncias libera dióxido de carbono, que causa o mesmo efeito.

Para usar na panificação, basta misturar um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio com 125 gramas de iogurte natural, ou a mesma quantidade de bicarbonato de sódio com meia colher de chá de suco de limão ou vinagre e 100 mililitros de leite.

>>Nunca mais vai comprar: Passo a passo fácil para plantar salsa em sua casa

3. Para criar um limpador eficaz

O bicarbonato de sódio é muito eficaz na limpeza, possui várias formas de utilizá-lo, inclusive para lavar, limpar joias, pisos ou se livrar de insetos.

Se quiser limpar a grelha ou uma panela cheia de graxa com este mineral, basta colocar uma colher de sopa de bicarbonato em um recipiente e adicionar o suco de um limão, fazer uma pasta e adicionar a um pano com o qual você deve esfregar firmemente a superfície que deseja limpar. Você também pode deixar a pasta em repouso um pouco para que penetre na gordura e seja mais fácil de remover.

>>5 erros ao preparar seu café que você deve evitar

4. Para amaciar a carne e o feijão

Quando a carne estiver muito dura e você quiser amolecer, pode-se usar bicarbonato de sódio, basta adicionar meia colher de chá de bicarbonato para cada litro de água , adicionar durante o cozimento e você verá que a carne fica mais macia.

>>Descubra como manter o coentro fresco por muito mais tempo

 No caso do feijão também é muito eficaz para neutralizar a flatulência causada por essa leguminosa, basta deixar o feijão repousar em água com meia colher de chá de bicarbonato por no mínimo meia hora, quanto mais você deixar, mais eficaz será, e descarte essa água quando você coloca o feijão para cozinhar.

Veja mais