4 truques para descobrir se o mel é verdadeiro ou falso

4 truques para descobrir se o mel é verdadeiro ou falso
4 truques para descobrir se o mel é verdadeiro ou falso

4 truques para descobrir se o mel é verdadeiro ou falso

Você sabia que o mel é o terceiro alimento mais adulterado do mundo? Esse foi o resultado de um estudo publicado pelo Journal of Food Science, que se referia aos sete produtos com maior probabilidade de serem objeto de fraude. Além do mel, azeite, leite, açafrão, suco de laranja, café e suco de maçã completam a lista, abrindo os olhos dos consumidores que normalmente os incluem na lista de compras.

>>O WhatsApp permitirá que você envie mensagens sem Internet

A mistura do mel original com outros tipos de xaropes ou a venda de mel falsificado são os dois enganos mais frequentes. Porém, quem inclui esse alimento em sua alimentação habitual também pode aprender a identificar se o produto que compra é autêntico ou, pelo contrário, é falso.

Para verificar se o mel que comprou é 100% autêntico, poderá realizar 4 truques caseiros que confirmam ou não as suas suspeitas.

>>6 coisas que pode fazer no micro-ondas que você provavelmente não conhece

4 truques caseiros para descobrir se o mel é verdadeiro ou falso:

1.- Teste de cristalização: Para verificar se você comprou um produto 100% puro, você pode usar o teste de cristalização. Em que consiste? Para quem ainda não sabe, é um processo natural do mel que ocorre quando atinge temperaturas abaixo de 25ºC, devido ao seu alto teor de açúcar. Por isso, devemos colocar o alimento na geladeira, deixá-lo repousar por várias horas e depois observar se ele solidificou. Se sim, é um produto autêntico.

Por outro lado, se ele mantiver sua textura viscosa, fique sabendo, pois o que você comprou é uma cópia adulterada.

2.- Vinagre: Em primeiro lugar, você pode recorrer ao vinagre, um ingrediente natural que pode desmascarar qualquer falsificação. Como? Se você colocar uma gota de vinagre em uma colher de sopa desse alimento e ele espumar, significa que é adulterado.

>>WhatsApp: por que algumas contas de usuário serão fechadas

3.- Copo de água: Outro truque muito simples requer apenas um copo de água. Despeje uma colher de mel neste recipiente, se o produto cair no fundo do copo, será autêntico porque é muito mais denso do que o falsificado.

4.- Papel absorvente: Por fim, pegue um pedaço de papel absorvente e derrame uma gota de mel na superfície, se demorar alguns segundos para desaparecer, você terá encontrado o produto correto. E é que o adulterado, por ser mais líquido, passará mais rápido pelo papel.

>>Esse é o passo a passo para não aparecer “Online” no WhatsApp

Esqueça a data de validade

Apesar da crença popular, o mel puro nunca expira. Isso se deve ao seu baixo teor de água, seu alto aporte de açúcares, sua acidez e a presença de compostos antimicrobianos, elementos que dificultam muito o crescimento desses microrganismos e prejudicam sua vida útil.

Portanto, se o que você comprou inclui uma data de validade na embalagem, é melhor ter cuidado, pois isso significa que não é autêntico. No máximo, alguns espécimes podem ter uma data de consumo preferencial, o que implica um período de tempo muito maior e indica uma possível perda das propriedades organolépticas (sabor, cheiro, cor, textura …), o que pode ocorrer.